O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | II Série C - Número: 018 | 16 de Dezembro de 2006

7 — Ensino superior e Processo de Bolonha. 1 — Organização e currículos da educação escolar: Para quando a escolaridade obrigatória até ao 12.º ano (professora contratada)? Existe um regime muito fatiado, que conduz a uma maior especialização e, simultaneamente, a uma analfabetização (Associação de Professores de Filosofia).
Porque não um pacto na educação? As orientações e as medidas deveriam ser mais duradouras (Federação Nacional dos Sindicatos da Educação).
Há que revalorizar a escola pública para que os pais possam optar. A escolha não deverá ser entre público e privado, mas entre qualidade e falta dela (Associação de Professores de Filosofia).
Assiste-se a uma desresponsabilização generalizada pelo estado em que se encontra o sistema educativo (responsável por uma escola profissional privada).
A pressão que o sistema de ensino exerce sobre os jovens deve ser repensado (Escola Básica Integrada de S. Domingos — Covilhã).
A massificação em todos os níveis de ensino conduziu a uma redução dos níveis de exigência e rigor (Associação de Professores de Filosofia).

2 — Rede e gestão escolar: Existe necessidade de reordenamento da rede nos diversos níveis de ensino, nomeadamente no que concerne ao alargamento da rede pré-escolar (Sindicato do Professores da Região Centro).
É urgente a requalificação do jardim de infância e do 1.º ciclo. Existem actualmente menos alunos, pelo que os recursos deverão ser aproveitados (responsável por uma escola profissional privada).
Não há planeamento, critério, método ou estratégia e não se avaliam as consequências da má gestão dos recursos humanos (Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades).
O pré-escolar e o 1.º ciclo não devem ser da responsabilidade das autarquias, porque muitas delas não investem nos recursos educativos (Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades).
O encerramento compulsivo de escolas conduz inevitavelmente à desertificação de muitas aldeias (Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades).
Existe uma obsessão com o défice, com o controlo das contas públicas e não se aposta na qualidade e mérito (Sindicato dos Professores da Região Centro).
É fundamental distinguir administração e gestão. A gestão deverá fazer-se com alguém com formação nessa área, mas a comunidade educativa deve participar (responsável por uma escola profissional privada).
A organização actual das escolas obedece a um modelo de organização mecanicista. A gestão deve ser objecto de concurso público e com limitação de mandato (Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades).
O modelo de gestão actual tem dado bons resultados, pelo que não há necessidade de trazer administradores para o sistema. Não se devem copiar modelos trazidos de outros países, porque cada um tem a sua especificidade (Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores).
É necessário dotar as instituições com meios humanos, técnicos e financeiros para podermos ter quadros qualificados (Sindicato dos Professores da Região Centro).

3 — Ensino profissional: A educação/formação não é paliativo e não deverá ser uma situação de recurso, sob pena de estarmos a criar quadros medíocres (responsável por uma escola profissional privada).
As escolas profissionais experimentaram um sistema de trabalho que foi avaliado e cujos resultados foram reconhecidos. O Ministério da Educação não soube aproveitar convenientemente a boa experiência (associação de escolas profissionais).
A actual gestão das escolas profissionais funciona bem. Não acabemos com os bons exemplos (associação de escolas profissionais).

4 — Educação especial: É urgente o alargamento das medidas de apoio educativo aos alunos com necessidades educativas especiais. Este ano assistiu-se a uma redução de 4000 professores, existindo 40 000 alunos sem apoio (Sindicato do Professores da Região Centro).

5 — Estatuto da Carreira Docente: Assiste-se a um crescente medo dos professores no que concerne à defesa dos seus direitos de reivindicação na sua classe (Sindicato do Professores da Região Centro).
Assiste-se a uma instabilidade crescente dos recursos humanos em todos os níveis de ensino (Sindicato do Professores da Região Centro).
Para quando o pagamento de ajudas de custo para deslocações de professores (professora contratada)?