O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

61 | II Série C - Número: 055 | 14 de Maio de 2007


Participantes na reunião: conselho executivo do agrupamento, coordenadores de departamento, coordenadores de projecto, representante da Câmara Municipal de Gondomar, director regional adjunto, presidente da assembleia de escola; presidente do conselho pedagógico, núcleo do ensino especial, psicóloga, presidente da associação de pais e Dr. Jorge Nunes (Equipa Missão).
Principais questões diagnosticadas: — Falta de espaços polivalentes cobertos para desenvolver mais actividades com os alunos; — Contexto socio-económico frágil, famílias desestruturadas, dificuldades sócio-económicas, absentismo, comportamentos agressivos, problemas de aprendizagem e desmotivação.
Projectos em curso: — Projecto TEIP; — Projecto internacional «Atlas da Diversidade»; — Projecto Intercâmbio Escolar/correio electrónico Fanzeres/Limoeiro(Brasil); — Projecto «Mediação Educativa»: CPCJ-Gondomar) — Grupo ginástica acrobática; — Espaço convívio desportivo: alunos/família (desporto escolar); — Mediação educativa; — Projectos de âmbito artístico.
Principais dificuldades: Existem na escola alguns aspectos relacionados com a problemática da segurança que justificam uma atenção permanente por parte da comunidade educativa e que se traduzem num plano de acção realizado a dois níveis: — Segurança estrutural — riscos de incêndio e pânico, utilização de instalações e equipamentos, segurança contra roubos; — Criação de hábitos de vida saudável, prevenção de comportamentos de risco e procedimentos em situação de emergência.
Propostas apresentadas: — Parcerias com instituições/organizações locais (intervenção na comunidade — CSF); — GAAF; — Apoio ao aluno e à família ( e toda a comunidade escolar) — programa tutória.
Conclusões: o agrupamento desenhou uma estratégia para ultrapassar os problemas centrada na maior participação dos pais e encarregados de educação na vida da escola e no funcionamento em rede com outros parceiros — centros de saúde, comissão social da freguesia, centro de emprego, etc.
Observações: o projecto educativo contém respostas adequadas à fragilidade do contexto. As actividades desenvolvidas no seio do agrupamento constituem factor de indução e aglutinação das sinergias disponíveis para ultrapassar as dificuldades quotidianas.
(Foi entregue um CD com apresentação do agrupamento que se encontra disponível nos serviços da Comissão)

A Deputada Relatora, Rosalina Martins.

Estabelecimento de ensino/Agrupamento de Escolas de Canidelo

Data: 5 de Março de 2007 Hora: 15h00 Deputados: Rosalina Martins, Isabel Santos e Maria José Gamboa, do PS, e Miguel Santos, do PSD.
Participantes na reunião: conselho executivo, Director Regional Adjunto, Dr. Jorge Nunes, Grupo de Missões, Vereador Firmino Pereira (Câmara Municipal Gaia), Presidente da Assembleia Municipal de Gaia, presidentes de junta, presidente da associação de pais, presidente do conselho pedagógico, membros Conselho Municipal Educação, psicólogo, núcleo de ensino especial e coordenadores de departamento.
Principais questões diagnosticadas: sobrelotação da escola, falta de pessoal auxiliar, contexto socioeconómico frágil e falta de propostas de vida das família.
Projectos em curso: Educação para a saúde; Clubes de línguas; Clube de matemática; Crescer o saber — trazer os pais à escola; Projecto de educação musical; Principais dificuldades: Absentismo de alguns alunos; Ausência de percursos mais direccionados para a vida activa; Verticalidade do agrupamento onde os alunos mais velhos constituem problemas face aos mais novos.
Propostas apresentadas: Maior autonomia das escolas;