O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

59 | II Série C - Número: 055 | 14 de Maio de 2007


Participantes na reunião: Lista de presenças em anexo Principais questões diagnosticadas: todas as relacionadas com o sucesso escolar, o ambiente familiar, inserção social e indisciplina.
Projectos em curso: em anexo Principais dificuldades: insucesso escolar, indisciplina, instabilidade familiar, falta de sensibilidade para a necessidade de frequentar a escola: má habitação; alunos de diferentes idades.
Propostas apresentadas: vários relacionados com o espaço escolar, necessidades de apoio lúdico e maiores recursos de natureza material.
Conclusões: foi visível o empenho dos vários actores escolares em defender o bom nome das escolas.
Sublinhar o necessário auxilio.
Observações: trabalho Parlamentar com sucesso.

O Deputado Relator, Diogo Feio.

Estabelecimento de ensino/Agrupamento: Cerco Porto

Data: 5 de Março de 2007.
Hora: 15:00 Deputados: Manuela Melo, Ana Maria Rocha, Miguel Pignatelli Queiroz e Diogo Feio.
Participantes na reunião: presidentes do agrupamento, professores das diferentes escolas, representantes da associação de pais e o Presidente da Junta de Campanha. Principais questões diagnosticadas: necessidades de apoio familiar e social, desenvolvimento do trabalho diário feito em ambiente escolar e das questões de abandono escolar.
Projectos em curso: vários relacionados com a biblioteca, clubes escolares, jornais de desporto escolar e planos científicos.
Principais dificuldades: inserção social distinta e alguma Instabilidade familiar. Propostas apresentadas: obrigatoriedade do pré-escolar, necessidade de jardins-de-infância públicos, um maior dinamismo do horário pré-escolar e um diferente horário para as escolas com maior flexibilidade.
Conclusões: parece clara a necessidade que é sentida por parte das comunidades escolares de dialogo com os órgãos políticos e de apoio ao trabalho feito no dia-a-dia.
Observações: trabalho parlamentar necessário e a repetir.

Deputado Relator, Diogo Feio.

Estabelecimento de ensino/Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Data: 5 de Março de 2007 Hora: 10.30 H Deputados: Fernando Antunes, Luísa Salgueiro e Paula Cristina Duarte.
Participantes na reunião: ver folha de presenças anexa Principais questões diagnosticadas: — Houve uma evolução muito positiva de há três anos a esta parte. estando hoje a questão da segurança bastante minimizada; — Associação de pais colaborante e participante nos problemas; — A política de parcerias, com excelente participação da câmara municipal e de instituições, nomeadamente da rede social, tem contribuído na base para o desagravamento de problemas na escola; — A escola tem ultrapassado as questões de falta de auxiliares, protocolando a presença de POC; — A dotação da escola com mais um vigilante da Escola Segura tem proporcionado um excelente resultado, já que os dois existentes são parte influente no desagravamento dos conflitos.
Projectos em curso: — A experiência da turma de educação formação existente (6.º ao 9.º ano) é de uma utilidade pedagógica de realçar; — A concentração em turma própria de alunos/problema (incluindo 40 da obra do Padre Grilo) é uma experiência com êxito pois permite actividades motivadoras específicas, acompanhamento médico, acompanhamento pela instituição, ocupações dirigidas de tempos livres, etc.; — Dinamização interessante dos espaços da biblioteca e trabalho eficaz do serviço de orientação e psicologia; — Capacidade pedagógica de mudar face ao inêxito de projectos implementados; — Apoio específico da câmara municipal, em termos culturais às turmas de alunos problemáticas.
Principais dificuldades: — Os casos graves existentes devem-se principalmente à falta de apoios de retaguarda, sendo encaminhados para a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens;