O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 DE SETEMBRO DE 2019

107

solos à desertificação, que apresentam uma maior expressão no sul do País.

(iv) Conclusão – agregação das dimensões

A análise dos fenómenos associados às dimensões Competitividade, Coesão e Sustentabilidade contribui para compreender os processos entre diferentes fatores e em escalas territoriais não exclusivas, incentivando a definição e implementação de políticas de base territorial.

De acordo com os resultados apresentados no índice compósito das 3 dimensões em estudo, regista-se uma correlação positiva e significativa entre o índice e a dimensão Competitividade (0,9) e a Coesão (0,8) ao longo dos anos em análise. Contudo a dimensão sustentabilidade apresenta uma correlação baixa e negativa.

A nível macro foram observadas as identidades económicas e sociais e os respetivos fatores de desenvolvimento. A nível micro analisou-se a concretização dos princípios da eficiência, da equidade e da responsabilidade intergeracional entre as diferentes sub-regiões. Porém, destaca-se a complexidade da integração simultânea de todos estes blocos e a inclusão de diferentes escalas territoriais.

 Agregação de grupos homogéneos de

territórios no âmbito do bem-estar social, 2011 (Figura 63) Elaboração do próprio (análise de clusters com inclusão de todos os indicadores usados no âmbito do índice com 3 dimensões)

Como expresso nas anteriores análises estatísticas por clusters, destacam-se a heterogeneidade territorial e as mutações temporais. Por fim, da leitura baseada em 2017 constata-se uma dicotomia litoral/interior desde o Norte até à região Alentejo Central. A AM Lisboa apresenta um comportamento díspar, tal como sucede no Algarve. Por fim, identificou-se um cluster específico entre as regiões do Alentejo Litoral e Baixo Alentejo. Este retrato é consonante com os resultados apurados no índice compósito e decorre de um padrão consistente com as anteriores análises de clusters realizadas às dimensões Competitividade e Coesão.

 Agregação de grupos homogéneos de

territórios no âmbito do bem-estar social, 2017 (Figura 64) Elaboração do próprio