O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 | - Número: 004 | 18 de Outubro de 2008

das escolhas para a Vice-Presidência e mencionou algumas das mais importantes disputas para o Senado e Câmara dos Representantes.
 Rosemary Rodriguez, Directora do Election Assistance Committee (EAC) — apresentou a EAC como um organismo que apenas presta assistência técnica aos Estados que decidam implementar reformas nos respectivos sistemas eleitorais e referiu as tentativas de reforma da lei eleitoral norte-americana, nomeadamente na inscrição de eleitores nos cadernos eleitorais e no processo de votação (voto antecipado, voto electrónico, voto por correspondência, voto presencial).
 Doyle MaManus, Chefe de Redacção do Los Angeles Times em Washington — descreveu a situação dos meios de comunicação social nos EUA e afirmou que a grande maioria irá tomar partido por um dos candidatos à presidência. Falou ainda acerca do impacto da internet nestas eleições, não só ao nível das contribuições monetárias para cada um dos candidatos mas também em razão dos muitos sites de opinião e blogues que funcionam como «formadores ou influenciadores» dos eleitores.
 Tom McMahon, Director Executivo do Partido Democrata — mencionou a organização do Partido Democrata para estas eleições que segue um modelo semelhante ao adoptado para as eleições parlamentares de 2006. Esta organização baseia muito do seu esforço, ao nível regional e nacional, nos voluntários que tratam sobretudo da mobilização do eleitorado. Referiu a importância dos eleitores mais jovens, os quais parecem estar mais interessados nesta campanha já que muitos se inscreveram nos cadernos eleitorais. Falou ainda acerca da participação recorde de eleitores nas primárias democráticas e da importância da internet.
 Rich Beeson, Director Político do Partido Republicano — considerou que estas eleições serão bastante competitivas, ao nível estadual e nacional já que apenas há alguns meses os candidatos republicanos pareciam estar derrotados e actualmente tinham recuperado bastante nas sondagens.
Informou acerca da estrutura de campanha (baseada igualmente no trabalho de voluntários, nos telefonemas, no envio de e-mails e no contacto porta a porta) e do financiamento do Partido Republicano e dos candidatos ao Congresso e à Presidência.
 Brent McMillan, Director Político do Partido Verde, e William Redpath, Presidente do Partido Libertário — ambos referiram que o sistema político norte-americano não era verdadeiramente democrático já que apenas os dois grandes partidos tinham acesso a todos os Estados. Nalguns Estados os requisitos para apresentar candidatos eram inatingíveis para os pequenos partidos. Apresentaram ainda as principais ideias dos seus movimentos.

Durante os períodos de perguntas aos oradores, a Delegação da AR colocou diversas questões ligadas a esta corrida eleitoral, nomeadamente sobre o sistema eleitoral em alguns Estados, a inscrição de eleitores nos cadernos eleitorais e a percentagem de eleitores não inscritos, a influência dos candidatos à vice-presidência na escolha final dos eleitores ou o financiamento de cada uma das campanhas.
A Delegação da AR contou, durante a sua estadia, com a colaboração da Embaixada de Portugal em Washington, através do Dr. António Sabido Costa.

Assembleia da República, 2 de Outubro de 2008.
O Técnico-Superior, Nuno Paixão.
O Presidente da Delegação, João Soares.

Anexo: Programa do Seminário e News from Copenhagen 271

Nota: Os documentos em anexo encontram-se disponíveis, para consulta, nos serviços de apoio.

———