O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 | - Número: 004 | 18 de Outubro de 2008

«políticas de reforma e abertura» (sic) e estabilizar a macroeconomia chinesa. Além disso, informou que o crescimento económico chinês se deve, essencialmente, a três factores: — Investimento interno (dando o exemplo do comboio de alta velocidade entre Pequim e Xangai; da construção de aeroportos e de estradas, entre outros aspectos); — Consumo interno (salientado o facto da RPC ter um mercado interno de cerca de 1300 mil milhões de consumidores, associado a um aumento do rendimento líquido disponível das pessoas, tanto nas áreas urbanas como nas rurais); — Exportações (que têm desempenhado um papel fundamental na economia chinesa, apesar de, no primeiro semestre deste ano, as exportações chinesas terem diminuído).

Mais tarde, e de uma forma entusiasta, o Sr. Wang Gang fez uma breve alocução sobre os 30 anos de aplicação da «política de reforma e de abertura da RPC», destacando o facto da imagem de o seu país ter mudado muito, nos últimos anos, sobretudo devido à implementação de uma «economia de mercado socialista com características chinesas» (sic).
Interrogado sobre qual o papel desempenhado pela RPC na «acalmia» do mercado financeiro global, o Sr.
Wang Gang preferiu abordar a intervenção do seu país ao nível interno, apesar de ter considerado que esta «crise financeira mundial» também teve impacto na economia doméstica chinesa. Assim, destacou as políticas de regulamentação do sistema financeiro chinês e as políticas de estabilização da moeda chinesa no ambiente relacional internacional. Questionado, ainda, sobre a posição da China sobre o recente conflito entre a Rússia e a Geórgia, o Sr. Wang não emitiu a sua opinião.
Por fim, o Sr. Wang Gang informou que gostaria de endereçar, num futuro próximo, um convite ao Presidente do GPA Portugal-China para visitar este país.

Palácio de São Bento, 1 de Outubro de 2008.
O Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-China, Vitalino Canas.

——— GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE PORTUGAL-CABO VERDE

Acta da reunião sobre a eleição dos órgãos do Grupo

Aos oito dias do mês de Outubro de dois mil e oito, pelas dezassete horas e quinze minutos, na Sala 4 da Divisão de Apoio às Comissões, da Assembleia da República, procedeu-se à eleição dos órgãos para o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Cabo verde.
Os Srs. Deputados que compõem o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Cabo Verde presentes no referido acto foram: Deputada Celeste Correia (PS) Deputada Esmeralda Ramires (PS) Deputada Isabel Jorge (PS) Deputada Isabel Vigia (PS) Deputado Nelson Baltazar (PS) Deputado Carlos Andrade Miranda (PSD) Deputado Fernando Santos Pereira (PSD) Deputado Abel Baptista (CDS-PP) Deputado José Soeiro (PCP) Deputada Helena Pinto (BE)

Verificou-se a ausência do Sr. Deputado Rui Gomes da Silva (PSD).