O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

45 | - Número: 010 | 13 de Dezembro de 2008

5 - SESSÃO PLENÁRIA DE ENCERRAMENTO

A sessão plenária de encerramento, referente ao futuro das relações entre a UE e Israel, contou com as intervenções de Gunnar Hökmark, Eurodeputado, Presidente da EFI, VicePresidente do PPE-DE, Suécia; Yossi Gal, Vice Director-Geral, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Israel; Radion Popov, Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Bulgária; Jerzy Montag, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade com Israel (Bundestag), Alemanha; Claude Goasguen, Deputado, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade com Israel, França; Panos Panagiotopoulos, Deputado, antigo Ministro do Emprego e da Protecção Social, Grécia; Alexander Vondra, Vice Primeiro-Ministro do Assuntos Europeus, República Checa e Karel Schwarzenberg, Ministro dos Negócios Estrangeiros, República Checa. Destacaria as seguintes intervenções:  O Senhor Yossi Gal começou por recordar a atribuição de um “estatuto especial” na Declaração de Essen (1994) a Israel pela UE, o que é revelador da importância atribuída para esta aquele país. Salientou ainda que Israel assinou em 2004 um Plano de Acção com a UE no quadro da PEV, que entraria em vigor em Abril de 2005.
Destacou, também, as visita de Gordon Brown, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy a Israel, como indicadores da aproximação crescente entre as duas partes, salientando ainda a contínua participação da UE no Médio Oriente, nomeadamente com a sua participação no Quarteto, na UNIFIL e na Missão de Polícia da UE em Rafah, bem como a existência de um Enviado Especial para o Médio Oriente;  O Senhor Radion Popov revelou a sua esperança nas futuras negociações entre Israel e a Síria, como forma de potenciar a negociação como método pacífico de resolução de conflitos;  O Senhor Jerzy Montag afirmou que a UE tem capacidade para influenciar e pressionar o regime iraniano, de forma a evitar a eventual produção de armas nucleares.
Sublinhou, ainda, que a UE deve reforçar o poder das forças políticas e sociais que desejam sociedades mais democráticas nos países do Médio Oriente.

6 - SESSÕES ESPECIAIS DE TRABALHO As sessões especiais de trabalho debateram, de uma forma sucinta, as seguintes temáticas:

“Through Green Eyes”:

- Os desafios ambientais, associados ao desenvolvimento humano, à natureza e à saúde. A questão da escassez da água no médio oriente, em geral, e em Israel, em particular, tendo os parlamentares sustentado a urgência em apostar em medidas de solidariedade e de cooperação na partilha destes recursos, com o objectivo de controlar e diminuir as tensões existentes. Paralelamente, foi sublinhado o facto do “ambiente” não ter fronteiras, pelo que a sua abordagem deve ser trans-fronteiriça e trans-regional.

“Hand in Hand to a Better Future”:
- Os desafios ligados à ciência, às questões da alta-tecnologia e bem assim às possibilidades de criar novos campos de vanguarda e de inovação em diversas áreas do saber humano.