O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

46 | - Número: 010 | 13 de Dezembro de 2008

7 - ALMOÇO DE ENCERRAMENTO

Durante a realização deste almoço, foram abordadas algumas das principais estratégias para promover a paz e o diálogo no Médio Oriente, bem como a questão dos refugiados na região, tendo contado com as intervenções de Paulo Casaca, Eurodeputado, Portugal; Benyamin Elon, Presidente do Christian Allies Caucus da Knesset, Israel; Amira Dotan, Membro do Christian Allies Caucus da Knesset, Israel, Hannu Takkula, Eurodeputado, Finlândia e Malcolm Hedding, Presidente da Christina Embassy of Jerusalem.

Para uma melhor compreensão da temática dos refugiados palestinianos, foram apresentados dois documentos (European Aid to Palestinian Refugees – Horizon of Hope for a new Middle East – vide Anexo V; Rehabilitation of the Palestinian Refugees – A new Israeli Approach – vide Anexo VI) que, de uma forma geral, assinalam a necessidade de se resolver uma situação que perdura há mais de 60 anos, com inegáveis consequências negativas na execução de qualquer plano de paz.

Além disso, o Senhor Malcolm Hedding afirmou que não podemos abordar o conflito israelopalestiniano apenas à luz dos valores e dos princípios da Europa Ocidental, sendo igualmente importante perceber a ideologia radical da jihad.

8 – EXIBIÇÃO “FROM ART TO HEART”

Ao longo da Conferência da EFI, esteve presente, nos espaços dedicados às reuniões de trabalho, uma exposição intitulada “From Art to Heart” (vide Anexo VII), preparada pela organização não-governamental (ONG) israelita Save a Child’s Heart. Esta organização tem como principais objectivos prestar cuidados de saúde na área da pediatria cardíaca a crianças de países em desenvolvimento e também a crianças de Gaza e da Cisjordânia. 9 - CONCLUSÕES

A EFI, cuja epígrafe assenta na paz, na democracia e no diálogo, através de iniciativas como esta Conferência que teve lugar em Paris, tem-se revelado um actor importante para parlamentares de toda a UE, com particular destaque para os membros do GPA PortugalIsrael, com o objectivo de promover a apreensão e o aprofundamento de conhecimentos, contribuindo ainda para a edificação de novas questões conexas com a realidade israelita, das quais destacaria, entre muitas:

 O relacionamento institucional entre a UE e o Estado de Israel;  As dinâmicas existentes na região do Médio Oriente, sobretudo aquelas ligadas ao processo de paz com a Autoridade Palestiniana (AP);  O difícil relacionamento da AP com o Hamas: a difícil coexistência política e social dos elementos do Hamas e da Fatah – Palestinianos versus Palestinianos? Controlo do Presidente da AP sobre estes dois movimentos;  A implementação do roadmap elaborado pelo Quarteto;  O dossiê nuclear iraniano, bem como as dimensões da negação por parte dos líderes iranianos da existência do Holocausto e a ameaça de “apagar Israel do mapa” por parte do Senhor Ahmadinejad. A retórica e a propaganda iraniana versus a capacidade efectiva de enriquecimento de urânio para produzir armas nucleares. A alteração da