O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | - Número: 021 | 28 de Março de 2009

Qual é a sua avaliação do assunto, e qual é a opinião do Governo Britânico? Será sensato ter uma arquitectura de segurança na Europa exterior ao enquadramento da Aliança Atlântica?»

— Actividades terroristas na fronteira entre o Iraque e Turquia — Parte II — O Relatório da Comissão Política (Doc. C/2017) foi apresentado pelo Sr. Walter.
No final do debate, a Recomendação 825 foi aprovada com emendas.
— Cadeias de Comando Operacionais da União Europeia — resposta ao relatório anual do Conselho — O Relatório da Comissão de Defesa (Doc. C/2020) foi apresentado pelo Sr. Henderson.
No final do debate, a Recomendação 826 foi aprovada com emendas.
— Operações da União Europeia: uma actualização - O Relatório da Comissão de Defesa (Doc. C/2021) foi apresentado pelo Sr. Höfer. No final do debate, a Recomendação 827 foi aprovada por unanimidade.
— Alocução do Sr. Von Goetze, Representante Permanente da Alemanha no Conselho da UEO e no Comité Político e de Segurança da UE, em representação do Sr. Steinmeier, Ministro Federal dos Negócios estrangeiros, Vice-Chanceler, futura presidência alemã da UEO — A resposta pública às operações militares internacionais — Apresentou o Relatório da Comissão para as Relações Parlamentares e Públicas (Doc. C/2024) o Sr. Greenway.
No final do debate, a Recomendação 828 foi aprovada por unanimidade.
— Eleição do Presidente da Assembleia para as 56.ª e 57.ª Sessões — O único candidato ao cargo de Presidente da AUEO, Sr. Robert Walter (Reino Unido) foi eleito por aclamação.
— Alocução pelo Presidente Eleito — Eleição dos Vice-Presidentes para as 56.ª e 57.ª Sessões — Após nomeação, foram eleitos por aclamação os seguintes Vice-Presidentes (por ordem de precedência): Josette Durrieu (França), John Prescot (Reino Unido), José Vera Jardim (Portugal), Gerd Hõfer (Alemanha), Aristotelis Pavlidis (Grécia), Luc Goutry (Bélgica), Charles Goerens (Luxemburgo), Gianpaolo Dozzo (Itália), Luuk Blom (Holanda) e Juan Fernando López Aguilar (Espanha).
— Projecto de Orçamento da Assembleia para 2009 — Apresentou o Relatório da Comissão de Questores (Doc. C/2018), a Sr.ª Barnett.
No final do debate, o Projecto de Orçamento foi aprovado por unanimidade.
— Opinião sobre os orçamentos dos órgãos ministeriais da UEO para 2008 — Contas relativas às despesas da Assembleia em 2007 — Os Relatórios da Comissão de Questores (Doc. C/2019 e Doc. C/2015 Adenda) foram apresentados pelo Sr. Greenway.
No final do debate, a Assembleia aprovou por unanimidade a Recomendação 829, e a moção de aprovação das contas definitivas para o exercício financeiro de 2007.
— Alocução do Sr. Fischer, Embaixador da República Checa em França, em representação do Sr.
Schwarzenberg, Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, futura presidência da UE.
— A Cooperação espacial europeia em matéria de segurança e defesa: O Sistema multinacional de imagens espaciais MUSIS — O Relatório da Comissão Técnica e Aeroespacial (Doc. C/2025) foi apresentado pela Sr.ª Zissi.
No final do debate foi aprovada a Recomendação 830.
— Guerra Informática — Para este ponto da Agenda, foram Relatores pela Comissão de Defesa os Srs.
Chope e Kõuts (Doc. C/2022).
No final do debate, a Recomendação 831 foi aprovada por unanimidade.
— O papel dos Parlamentos no reconhecimento do Kosovo — Por parte da Comissão para as Relações Parlamentares e Públicas, foi Relator o Sr. Zacchera (Doc. C/2023). Por parte da Delegação Portuguesa, este ponto da agenda suscitou a intervenção do Sr. Deputado João Bosco Mota Amaral, VicePresidente da Delegação:

«O nosso colega Marco Zacchera presta-nos um bom serviço ao apresentar um relatório muito interessante sobre o papel dos Parlamentos no reconhecimento do Kosovo. Devo dar aqui um testemunho sobre o que se passou no Parlamento português e que é referido muito superficialmente no Relatório. O Governo português estava muito entusiasmado em entrar também na onda do reconhecimento imediato do Kosovo, seguindo aliás