O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | - Número: 012 | 13 de Fevereiro de 2010

O Presidente Majali começou por colocar à aprovação dos participantes agenda de trabalho (vide anexo I), a qual foi adoptada, sendo incluído um ponto sobre a situação no Haiti a pedido do Deputado Antonio D’Ali.

Ponto 1 e 2 Os trabalhos começaram com a adopção da Agenda de trabalhos e aprovação da acta da reunião do Bureau de 20 de Novembro de 2009 no Cairo (vide anexo II).

Ponto 3: Comunicações da Presidência do Bureau Abdulhadi Majali informou que o Parlamento Jordano encontra-se dissolvido desde de 24 de Dezembro, estando a Câmara Alta a funcionar, da qual é membro, e disse, no período interino, ser responsável por assegurar a representação legislativa jordana nas reuniões regionais e internacionais.
Mencionou a presença de cerca de 40 Deputados do Parlamento Europeu numa visita, à data, a Gaza.
Reconheceu esta presença de forma positiva, a qual foi organizada sob a égide de uma ONG.
Como acordado no Cairo, referiu, o Bureau está a trabalhar no sentido de se vir a estabelecer um secretariado para a APEM e de se assegurar o necessário financiamento. Quanto à questão palestiniana, Presidente Majali, disse já haver passos positivos no sentido de se alcançar uma resolução para o conflito, ao se caminhar no sentido de dois Estados soberanos através da troca de alguma terra por colonatos (referência à proposta conjunta Sarkozy/Mubarak). Realçou a questão como sendo o maior obstáculo para uma verdadeira união para o mediterrâneo.

Ponto 4: Preparativos para a Próxima Reunião Plenária Sobre a próxima reunião plenária da APEM, foi assente que irá ter lugar em Amã, Jordânia, nos dias 13 e 14 de Março. Para o dia 12, que antecede a reunião, da parte da manhã as comissões reúnem-se para preparar as respectivas propostas de resolução e da parte da tarde haverá uma reunião do Bureau alargada aos presidentes das comissões.
O primeiro dia da reunião plenária será dedicado à discussão da questão da palestina, na qual pensa-se convidar George Mitchell, Enviado Especial da Administração Obama para o Médio Oriente, talvez Tony Blair, Representante do Quarteto para o Médio Oriente, e ainda os Ministros dos Negócios Estrangeiros do Egipto, Ahmed Aboul Ghei, e da Jordânia, Nasser Judeh.
No segundo dia da reunião plenária, 14 de Março, será dedicado à discussão e aprovação das propostas de resolução das diferentes comissões.

Ponto 5: Prossecução das decisões do Bureau Alargado (Cairo) No dia 23 de Fevereiro irá ter lugar em Bruxelas a reunião constitutiva do Grupo de Contacto da Universidade do Euromed, na qual espera-se a participação dos respectivos membros e do Presidente da Comissão da Cultura, o Deputado Eduardo Cabrita.
Quanto à vídeo-conferência entre o Bureau da APEM e membros do Congresso dos EUA, nomeadamente a subcomissão para o Médio Oriente, o Presidente informou terem sido feitos contactos. O Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, reuniu-se com George Mitchell e, aproveitando a oportunidade, sugeriu a ideia da vídeo-conferência tendo recebido uma reacção positiva por parte do representante norte-americano.
Assim, espera-se que esta iniciativa possa vir-se a realizar logo depois da reunião plenária em Amã.

Ponto 6: Relatório do Grupo de Trabalho sobre o Financiamento da APEM e Revisão das Regras de Trabalho O Eurodeputado italiano, Giovanni Pittella, apresentou os resultados da reunião última reunião (vide anexos III) sobre o orçamento e financiamento da APEM, que serão apresentadas para adopção na reunião plenária em Amã: