O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | - Número: 010 | 30 de Novembro de 2012

André Azoulay, Presidente da Fundação Anna Lindh, referiu que a segunda edição do Anna Lindh Fórum irá ter lugar em Marselha, 4 a 7 de abril de 2013, e será a maior concentração de organizações da sociedade civil desde do início da Primavera Árabe. Mais de 1000 pessoas são esperadas no evento que irá procurar desenvolver um roteiro para a promoção da cidadania e do diálogo intercultural na região do Mediterrâneo.
Salientou que esta é uma resposta há necessidade e exigência da sociedade civil em ser ouvida – precisamos de ter uma boa capacidade de escuta. Notou a importância deste projeto para credibilizar a UpM. Stefan Schennach (Áustria), Presidente da Comissão da Energia, Ambiente e Recursos Hídricos, interveio solicitando que as Comissões da AP-UpM fossem também parte desta iniciativa. A Presidente Maria da Assunção Esteves referiu que seria muito importante articular um evento destes com as redes sociais – uma partilha para enriquecer o lado pedagógico da UpM e para os destinatários deste Fórum. O Presidente Martin Schulz (PE) disse que o Bureau dava então todo o seu apoio a esta iniciativa e anunciou que todos os presidentes de parlamentos iam ser convidados para participar e no fim poderiam dar uma conferência de imprensa para dar a perspetiva parlamentar a este Fórum.

Seguidamente o Presidente Martin Schulz deu a palavra aos presidentes das comissões:

Isabelle Durant (EP-Verdes), Presidente do Grupo de Trabalho Regras e Procedimentos, salientou adoção neste mesmo dia da proposta de orçamento para o Secretariado da AP-UpM. Referiu a eleição do Deputado Ali Ercoskun (Turquia) como vice-Presidente do Grupo de Trabalho; Gennaro Malgieri (Itália), Presidente da Comissão para a Promoção da Qualidade de Vida, dos Intercâmbios Humanos e da Cultura, descreveu a reunião realizada em Roma em Outubro, na qual foram discutidos os temas: “Publicações, filmes e mçdia: cultura como uma força unificadora de crescimento”; “Promoção do conhecimento de Línguas como uma ferramenta de integração entre culturas”. Sobre a Carta de Valores para o Mediterrâneo, referiu a dificuldade da questão da liberdade religiosa e sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho para elaborar esta Carta com base no relatório anteriormente aprovado na reunião plenária em Rabat, março 2012. O Presidente Martin Schulz pediu ao Presidente da Comissão para então avançar com essa ideia. A presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Esteves referiu que perante as dificuldades apresentadas, talvez fosse mais fácil criar um tipo carta de constituição – temática e cooperação – para se ir conseguindo assegurar a aprovação gradual.
Stefan Schennach (Áustria), Presidente da Comissão da Energia, Ambiente e Recursos Hídricos, começou por detalhar a reunião da sua Comissão de Setembro em Rabat e Tânger, a qual contou com a presença do Ministro para a Energia, Minas, Água e Ambiente de Marrocos, Fouad Douiri, que falou sobre o caso de Marrocos, com a presença de Sotiris Varouxakis, Secretário-Geral Adjunto da União para o Mediterrâneo, que interveio sobre o potencial da energia solar na União para o Mediterrâneo e como as energias renováveis. Participou ainda Guido Prud’Homme, Representante do banco Europeu de Investimento (BEI) em Marrocos, e, finalmente, contou com a participação de Bruno Dumontet, Chefe de Projeto M.E.D.
Expedição 2010-2013 - campanha de poluição ambiental, científica e de plástico no Mediterrâneo – especificamente sobre a abundância e nocividade de micro detritos plástico à deriva no Mediterrâneo. No segundo dia, parte desta reunião, foram organizadas visitas à fábrica da Renualt Nissan – Free Trade Zone de Melloussa (Tânger), ao parque Eólico de Tânger e uma visita ao Porto Mediterrânico de Tânger.
Samira Merai-Friaa (Tunísia) interveio apenas para anunciar que a primeira reunião da Comissão para os Direitos das Mulheres está prevista para ter lugar no dia 6 de dezembro em Zagreb, no Parlamento Croata (que detém uma das vice-presidências da Comissão).
Ali Ercoskun (Turquia), Presidente da Comissão dos Assuntos Económicos, Financeiros, Sociais e da Educação, referiu a reunião que tinha tido lugar em Bolu, Turquia, na semana anterior, com muito sucesso e uma forte participação. Destacou os dois temas que foram alvo de discussão: “O Desenvolvimento de oportunidade de negócios e de investimento no Mediterrâneo” e “O melhoramento da Mobilidade para Negócios entre os países da AP-UpM”.