O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | - Número: 010 | 12 de Junho de 2013

Operação “Censos Sçnior 2012” levada a cabo pela GNR, que permitiu a identificação de 23 000 idosos a residirem sozinhos e / ou isolados, o Projeto “A solidariedade não tem idade – a PSP com os idosos” e o Programa Comércio Seguro, no âmbito do qual se realizaram 4000 ações de sensibilização junto de comerciantes; o Contratos Locais de Segurança – em 2012 foram celebradas parcerias com 35 municípios portugueses.
Modernização das infraestruturas e equipamento das Forças e Serviços de Segurança: o No âmbito da Lei de Programação das Instalações e Equipamentos das SS, foram concluídas 4 novas instalações 2012 (3 para a GNR e 1 para a PSP), num investimento total de 2,8 milhões de euros, foram também efetuadas obras de remodelação em 14 infraestruturas (4 da GNR, 9 da PSP e 1 da ANSR), num investimento global de 1,5 milhões de euros. Em 2012, foram ainda iniciadas 10 novas instalações, num valor de 12,3 milhões de euros, e iniciadas obras de remodelação em outros 4 equipamentos; o Em matéria de armamento e equipamento individual, em 2012 foi efetuado um investimento de 1,1 milhões de euros, destacando-se a aquisição de cerca de 1.000 coletes balísticos para as Forças de Segurança. Foram ainda adquiridos equipamentos e materiais operacionais necessários ao cumprimento da sua missão (armas, capacetes de proteção, barreiras de deflação de pneus, equipamento de suporte à investigação criminal, etc.), num valor financeiro superior a 1 milhão de euros; o Em 2012 efetivou-se a mudança de instalações do Gabinete do Secretário-Geral, do SecretariadoPermanente do Gabinete Coordenador de Segurança (GCS) e do Gabinete Nacional SIRENE, que integrou o GCS, dando cumprimento ao estabelecido na Lei de Segurança Interna de 2008, passando a funcionar, com toda a sua estrutura (administrativa e operacional), nas novas instalações do SSI.
Inovação e Tecnologia: o Em 2012 foi dada especial atenção aos grandes sistemas como a Rede Nacional de Segurança Interna (RNSI) ou o Sistema Integrado de Redes de Emergência de Portugal (SIRESP), indispensáveis para garantir a comunicação entre forças e serviços de segurança e de proteção civil; o No domínio da videoproteção, foi já autorizado o sistema de videoproteção para o Bairro Alto, em Lisboa, aguardando-se a sua operacionalização. Na Baixa de Aveiro, no Centro Histórico de Coimbra, em Faro, em Loulé, em Leiria e no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia estão a decorrer os pedidos. Em Portimão, Setúbal e no Centro Histórico de Ponte de Lima aguarda-se ainda a resposta das respetivas autarquias. O pedido de autorização de instalação do sistema de videoproteção no concelho da Amadora foi já alvo de despacho de autorização e utilização.
o Foram desenvolvidos, com base em sistemas de georreferenciação e geolocalização, os programas Táxi Seguro (que abrange 1271 táxis aderentes), Abastecimento Seguro (a funcionar em 168 postos de abastecimento de combustível) e Farmácia Segura (atualmente com 356 farmácias aderentes); o Foi apresentado o Programa “ESTOU AQUI!”, resultado de uma parceria entre a PSP, a Fundação PT, a RFM e a Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos, destinado a facilitar e agilizar a localização de crianças perdidas no período de verão mediante a distribuição gratuita de pulseiras. Durante a vigência do programa, foram distribuídas 7932 pulseiras (ativadas 6810) e efetuadas 23 760 visitas ao site.
Valorização, racionalização e rejuvenescimento das Forças de Segurança: o No final de 2012, Portugal contava com 43 896 elementos policiais nas duas forças de segurança. No decurso deste mesmo ano foram incorporados 549 novos guardas na GNR, tendo iniciado os respetivos cursos de formação 276 alunos na GNR e 300 na PSP. Ainda no decurso de 2012, foram incorporados 52 oficiais na GNR e 43 oficiais na PSP. No mesmo período verificou-se que saíram do serviço ativo 1313 elementos da GNR e 440 da PSP; o No que concerne à formação, inicial e contínua, dos militares e agentes das Forças de Segurança, em 2012 foram efetuadas 1104 ações/cursos de formação na GNR e ministradas mais de 400.000 horas de formação na PSP a cerca de 15 900 formandos.

Consultar Diário Original