O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Relatório de atividades de 2014 51/116

Figura n.º 12

AA- Abastecimento de Água; AR- Saneamento de Águas Residuais; RU- Gestão de Resíduos Urbanos

A metodologia aplicada pela ERSAR neste processo de avaliação dos serviços prestados em 2013 respeita a seguinte sequência de fases, de forma a constituir um sistema claro, racional e transparente, que segue o disposto no “Guia de Avaliação n.º 19”:

Quadro n.º 5

Fases Procedimentos

Fornecimento de dados pela entidade gestora

Envio à ERSAR, até final de Março, dos dados anteriormente introduzidos a partir do módulo Qualidade de Serviço, incluindo os fatores de contexto, expressamente reconhecidos pela Administração da entidade gestora

Validação dos dados para o conjunto das entidades gestoras

Compilação e validação cruzada dos dados fornecidos pelo conjunto das entidades gestoras.

Esclarecimento de dúvidas, telefonicamente e por escrito, junto das entidades gestoras, nomeadamente as relativas a eventuais insuficiências ou inconsistência de dados.

Realização de auditorias presenciais para validação de informação submetida e para verificação da fiabilidade da informação recebida, que implica a deslocação de equipas auditoras, a que se segue um período de contraditório, antes de concluído o processo de avaliação

Processamento de dados e interpretação de resultados para cada entidade gestora

Interpretação dos indicadores por entidade gestora, atendendo aos valores e intervalos de referência definidos pela ERSAR e aos fatores de contexto aduzidos pelas entidades gestoras.

Envio às entidades gestoras e comunicação ao concedente das fichas provisórias de avaliação e promoção de um período de contraditório, permitindo a verificação por estas entidades dos indicadores e dos fatores de contexto utilizados.

Consolidação dos indicadores por entidade gestora

Processamento de dados e interpretação de resultados para o conjunto de entidades gestoras

Agregação das entidades gestoras em grupos, por tipo de serviço prestado e por serviço em alta e em baixa

Síntese de resultados por indicador, para cada grupo de entidades gestoras, através de gráficos com os valores individuais de cada entidade gestora.

Análise comparativa dos indicadores de desempenho por grupo de entidades gestoras, com avaliação crítica dos resultados obtidos, tendo presentes os fatores de contexto dominantes e os valores e indicadores de referência definidos pela ERSAR para cada indicador.

55