O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

O Orador: - Agradeço-lhe que não ponha em causa a minha palavra, porque eu também não ponho a sua. Conhecemo-nos há décadas.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - Sr. Deputado Joel Hasse Ferreira, não pus em causa a sua palavra, estou a dizer-lhe que em nenhuma das duas listas consta o nome do Sr. Deputado José Apolinário.
Mas, se me der licença, acrescento que é do uso e da praxe de boa educação desta Casa acreditar na palavra dos Srs. Deputados. E, uma vez que o Sr. Deputado me disse isso, se não houver inconveniente, inscrevo o Sr. Deputado José Apolinário a seguir ao Sr. Deputado Bruno Dias, que agora é substituído pelo Sr. Deputado Rodeia Machado.
Sr. Deputado, o tempo que iremos demorar a discutir esta questão será superior ao da intervenção, e, portanto, se houver consenso, resolvemos o problema desta forma sem aborrecimentos.

O Sr. Miguel Miranda (PSD): - Sr. Presidente, eu também estava inscrito.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - Sr. Deputado Miguel Miranda, o melhor é dizer-me em que posição estava, e uso o mesmo princípio da boa fé. Mas, de facto, não consta de nenhuma das listas.
Já agora, se houver mais alguém inscrito, cujo nome não tenha sido referido, faça favor de o dizer.

O Sr. Miguel Miranda (PSD): - Sr. Presidente, eu estou inscrito desde a última reunião.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - Estava inscrito na última reunião? Peço desculpa, Sr. Deputado, mas o secretariado não me passou a sua inscrição.
De qualquer modo, Sr. Deputado, como lhe disse, não tenho qualquer problema em o inscrever no fim, se não se importa, para facilitar os trabalhos da mesa.

O Sr. António da Silva Preto (PSD): - Sr. Presidente, permita-me uma interpelação à mesa sobre a condução dos trabalhos.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. António da Silva Preto (PSD): - Sr. Presidente, a minha interpelação é no sentido de haver limitação efectiva e rigorosa do tempo, que não tem havido.
Portanto, peço ao Sr. Presidente, agora que está a dirigir os trabalhos, na ausência do presidente da Comissão de Economia a e Finanças, que seja rigoroso.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - O Sr. Deputado Ramos Preto, que sei que normalmente é uma pessoa muito atenta, ouviu-me dizer que eu iria fazer três coisas: enunciar os nomes dos Srs. Deputados inscritos, fazer um apelo à desistência e fixar tempos para as intervenções. E, neste momento, estamos na primeira fase, que é o anúncio dos Srs. Deputados inscritos.

O Sr. Miguel Coelho (PS): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - O Sr. Deputado está inscrito.

O Sr. Miguel Coelho (PS): - Sr. Presidente, quero só fazer uma sugestão.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Miguel Coelho (PS): - Sr. Presidente, sugiro que, desta vez, o Governo também se auto-contenha no tempo da resposta, porque senão ficamos numa situação perfeitamente desigual e desequilibrada.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - Sr. Deputado Miguel Coelho, peço desculpa, mas o Governo tem utilizado bastante menos tempo do que os Srs. Deputados nos pedidos de esclarecimento. E lembro-me perfeitamente da sua intervenção do outro dia, em que pôs em igualdade o tempo utilizado na formulação das perguntas pelos Srs. Deputados e o tempo gasto pelo Governo na resposta às mesmas.
Neste momento, o tempo que o Governo está a utilizar para a resposta é inferior, em 50%, ao tempo usado pelos Srs. Deputados para formularem as perguntas.
Desculpe, mas considero que essa sua intervenção não contribui para a boa economia dos trabalhos.

O Sr. Duarte Pacheco (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - O Sr. Deputado também está inscrito.

O Sr. Duarte Pacheco (PSD): - Sr. Presidente, neste caso é ao contrário, é para dizer que prescindo da minha intervenção.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - Obrigado, Sr. Deputado.
Já agora, do conjunto de nomes que enunciei, além do Sr. Deputado Duarte Pacheco, há mais algum Sr. Deputado que pretende prescindir do uso da palavra?

Pausa.

Bom, eu não gostaria de estar solitário neste esforço para a racionalização, mas fá-lo-ei, prescindido do uso da palavra, para a boa economia dos trabalhos.
Srs. Deputados, vamos fixar o tempo de cada intervenção em 3 minutos, o que fará com que terminemos os trabalhos por volta das 14 horas e 30 minutos. Até agora, houve poucos desvios de tempo, no máximo terá sido 1 minuto, ou 1 minuto e 30 segundos, o que, tendo em conta a tradição da Casa, não é muito, mas, a partir de agora, como as intervenções serão de 3 minutos, chamarei a atenção dos Srs. Deputados por volta dos 2,5 minutos.
Tem a palavra o Sr. Deputado Victor Baptista.

O Sr. Victor Baptista (PS): - Sr. Presidente, Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, fico com a sensação de que o Ministério não tem qualquer estratégia ou qualquer política rodoviária.