O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

48 | II Série GOPOE - Número: 001 | 2 de Fevereiro de 2010

Como sabem, o PIB tem um conjunto de componentes que estão condicionados pela evolução interna dos preços, a dos bens de consumo, dos bens de investimento ou dos bens exportados. No fundo, isso tem a ver com a evolução interna dos preços.
A taxa de inflação é um índice de preços no consumidor, tem a ver com o consumo, e é uma média ponderada da evolução dos preços na economia, menos a evolução dos preços das importações. Recordo, em particular quanto a 2009, que, se olharmos para o quadro — e a informação está dada no quadro de pressupostos quanto à economia externa —, constatamos que, por exemplo, o preço do petróleo baixou um pouco mais de 30% entre 2008 e 2009. Ora em matemática menos com menos dá mais. Se temos um índice de preços que tem a ver com os preços internos, menos uma descida acentuada dos bens de importação, isto adiciona à evolução interna dos preços. Daí que tenhamos um deflator que está acima do índice de preços.
Portanto, isso não é de estranhar e é muito natural num período em que os preços dos bens importados desceram de forma muito significativa.

O Sr. Presidente: — Srs. Membros do Governo, Srs. Deputados: Queria agradecer novamente a presença do Sr. Ministro e de todos os Secretários de Estado do Ministério das Finanças e da Administração Pública.
Haverá novas reuniões para discussão, na especialidade, também com a presença do Sr. Ministro de Estado e das Finanças, em que teremos ocasião de esclarecer alguns pontos, os que eventualmente entendam que tenham ficado por esclarecer.
Srs. Deputados, lembro que a próxima reunião ordinária se realiza quinta-feira, dia 4 de Fevereiro, a partir das 11 horas e 30 minutos.
Está encerrada a reunião.

Eram 14 horas e 15 minutos.

A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL