O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(158)

Semente, e já porque, não sendo militar, não tem á sua disposição todas as forças empregadas em semelhante objecto.

Repito, Sr. Presidente, que reconheço que o commandante da oitava divisão tem muito merecimento, muito patriotismo, muitos serviços, e bastante saber, mas eu lembro-me por esta occasião dum dito vulgar, que me parece bem applicavel - todos são honrados, e o meu dinheiro não apparece. - Todos reconhecem todas essas virtudes no digno militar, mas a facção existe, e não se tem tomado providencias adequadas para acabar com ella.

Ha neste negocio um enigma, que eu não posso desenvolver; foi possivel que 7500 homens fieis destruissem um exercito de 80 mil homens, que defendiam as bandeiras do usurpador; pôde-se agora mesmo fazer com que uma pequena força batesse e destruisse, os que se rebellaram contra as instituições actuaes, tendo á sua testa os marechaes, que gosavam do maior prestigio no exercito: e não se poderá destruir a insignificante guerrilha do Remechido composta d'um punhado de homens? Isto, Sr. Presidente, admira-me, e a todos que tomam a peito um semelhante objecto.

E´ por tudo isto que eu sou de opinião que deve ir um outro chefe militar commandar as forças da Serra, pois que já sobeja o tempo de se acabar com o fligello, que ha tanto afflige aquelles povos. (Apoiado, apoiado).