O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

194 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

diversos, luctando no parlamento, na imprensa, e por todos os meios legaes.

A vida parlamentar é uma vida de lucta, e se algum dos partidos desapparecer ou affrouxar, desapparece tambem o systema parlamentar. (Muitos apoiados.)

Ficando um só em campo, o nome fica, poderá ainda ficar, mas a realidade deixa de existir.

A prolongação do retrahimento e das condescendencias do partido progressista, se durasse por muito mais tempo, poderia ser a sua morte, a sua ruina.

Podem os homens que mais de perto lidam nos negocios publicos, convencer-se do que ha momentos em que é conveniente, é necessaria a approximação entre dois partidos, para levar a effeito uma grande idéa, para realisar um principio que possa ser util ao paiz; mas e necessario que essa approximação, que esse accordo, seja breve e essencialmente limitado ao fim para que é destinado. (Apoiados.)

De outra fórma, prolongando-se esta situação anormal, os homens de mais profundas convicções ou mais intransigentes, e que se não amoldam a taes accordos, os que vivem longe do centro da acção politica, e que não conhecem, não querem conhecer de taes opportunismos ultimamente inventados, esses, aliás partidarios leaes, perdem a confiança nos seus chefes, julgam-se abandonados pelos que sempre seguiram, nos quaes depositaram a sua confiança, descoroçoam, e como remedio extremo lançam as vistas para o desconhecido, para o partido mais avançado, partido que, inscrevendo na sua bandeira tão sómente a critica, ou a condemnação do que existe, sem apresentar programma, do que pretendem substituir ou que tanto condemnam, abrem assim larga margem para filiar todos os descontentes, desde o socialista mais extreme, até ao republicano mais auctoritario.

N'estas circumstancias, o partido progressista corria a obrigação de reassumir a sua altitude antiga, (Apoiados.) com os seus principies bem definidos, com as suas aspirações, com o seu programam, que elle sempre conservou. (Apoiados.)

Seguindo este caminho, o partido progressista cumpriu um dever para comsigo e para com o paiz.

Respeito o partido republicano como respeito todos os partidos que se firmam em principios e em convicções sinceras, mas entendo que a obrigação do todos quantos não partilham as suas idéas, é oppor propaganda a propaganda.

Entendo que na actualidade só o partido progressista póde tolher o acrescentamento do partido republicano, quanto d'elle depende para melhorar as condições de existencia das classes menos abastadas.

Sr. presidente, creio ter justificado perante a camara e o paiz o proceder do partido progressista.

Não quero cansar por mais tempo a attenção da camara.

Sr. presidente, se uma nação grande e poderosa póde sem perigo praticar alguns erros, como disse um illustre general francez, a França e bastante rica para pagar as suas glorias, um povo pequeno e pobre não é impunemente imprudente.

Se queremos ser considerados e respeitados como outr'ora o fomos, em epocha que não vae longe, quando nos diziam a Belgica do meio dia; precisâmos do um governo que, respeitando a lei e os principios de moralidade e de justiça imparcial, encontrem n'esse proceder forca bastante para impor aos que são seus subordinados e ao paiz o mesmo respeito ás leis, o mesmo acatamento pelos principies de moralidade.

Se queremos restabelecer o credito, readquirir a confiança dos capitães estrangeiros, não basta pagar os encargos dos nossos compromissos com encargos novos: - isto é pagar os juros dos emprestimos com outros emprestimos; é necessario que a gerencia da nossa fazenda seja prudente; é necessario que nos não lancemos em despezas excessivas; é preciso que acompanhemos os progressos da civilisação, mas que os acompanhemos dentro e nos limites do paiz; é necessario dar aos nossos credores garantias seguras de que o paiz possuo meios certos o positivos de satisfazer aos seus encargos.

Tomando a posição que julgâmos dever assumir, posso affirmar á camara que não nos move a ambição do poder; é pouco invejavel herança n'esta conjunctura.

O nossa principal empenho é o de affastar o perigo que nos ameaça, a crise para que nos encaminhamos, só nos inspira o desejo de evitar, emquanto ainda é tempo, as difficeis e gravissimas circumstancias em que vemos lançado o paiz.

E, sr. presidente, posso affirmar que n'este empenho, n'este desejo, todo o partido progressista está unido como um só homem, (Muitos apoiados.) e que ha de continuar, para a sua realisação a pugnar com o denodo, com a isenção de que já tem dado repetidas provas.

Acabo; mas, antes de terminar, devo agradecer á camara a attenção que se dignou prestar-me, pedindo-lhe ao mesmo tempo desculpa, se pela fraqueza da minha voz, não pude ser ouvido por alguns dos meus collegas.

Vozes: - Muito bem, muito bem.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Fontes Pereira de Mello): - Applaudo-me e felicito-me, por ver n'esta camara o illustre chefe do partido progressista. E felicito-me duplicadamente, porque entendo que os partidos devem estar representados no parlamento, e na presença, uns dos outros, para poderem advogar as suas idéas no campo da legalidade. Felicito-me tambem, porque vejo que a saude do illustre deputado e meu amigo, o sr. Braamcamp, felizmente permitte que s. exa. tome parte nas pugnas parlamentares.

Digo isto com sinceridade e effusão do meu coração, porque s. exa. sabe que a seu respeito nunca senti senão sentimentos benévolos de alta consideração e da maior estima.

Entendo que os caracteres honrados, como s. exa., honram sempre os parlamentos a que pertencem. (Muitos apoiados.)

Ouvi o illustre deputado com toda a attenção; talvez eu não possa seguir completamente todas as suas idéas e observações a proposito da discussão da resposta ao discurso da corôa, mas farei diligencia por me occupar principalmente d'aquellas que mais particularmente chamaram a minha attenção, e que reputo mais importantes.

O illustre deputado entende que nas circumstancias actuaes, é conveniente quebrar a tradição ha alguns annos estabelecida, de considerar a resposta ao discurso da corôa, como simples cumprimento ao augusto chefe do estado; entende que é esta a occasião mais propria e mais asada para discutir a politica do governo, discutir os seus actos e contrapor a esses actos as idéas e aspirações da opposição progressista.

É perfeitamente legitimo o seu procedimento, nem eu podia sustentar o contrario.

Eu pertenci por muito tempo a assembléas politicas, onde essa era a norma de proceder, onde as opposições combatiam constantemente os governos e escolhiam a resposta ao discurso da corôa para vibrar os primeiros golpes.

É verdade que desde ha tempo a esta parte se tinha seguido outro cominho, se tinha encetado outra estrada, que pareceu mais conveniente para o bom andamento dos negocios publicos, e para que o parlamento se podesse occupar mais especialmente das medidas que interessam á nação; mas isto é uma questão de apreciação, e a opposição é que é competente e juiz da opportunidade em que deve dar a batalha aos seus inimigos politicos.

Entendeu o chefe da opposição que é esta a occasião