O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

APPENDICE A SESSÃO DE 16 DE MAIO DE 1890 244-G

Este official é filho de Pedro Cervantes, a quem Peniche deve os mais relevantes serviços. Foi innegavelmente o sr. Cervantes que salvou a eleição que o governo, por meio das suas auctoridades, pretendia roubar á mão armada, em pleno dia e á vista de toda gente.
Tres vezes tentaram repetir o assalto, mas os meus amigos já estavam prevenidos e em grande quantidade cercavam a urna. N'uma das investidas, o projecto era fazer saltar por meio de bombas de dynamite a urna! (Ouçam, ouçam.)
Vou terminar sr. presidente, porque me sinto muito cansado, e como vou mandar para a mesa uma nota de interpellação a todos os srs. ministros, porque todos elles têem culpas no cartorio, e quem sabe se até mesmo o sr. ministro dos negocios estrangeiros, porque não sei se da Inglaterra veiu alguma ordem para se vencer esta eleição visto ter sido na casa do consulado d'aquelle paiz que se recolheu o administrador do concelho, reservo-me para quando isso se realisar explanar mais desenvolvidamente este assumpto a que fui obrigado a referir-me agora, pelas inconvenientes declarações do sr. Antonio de Serpa, de que no meu circulo não foram praticadas violencias e que m'o havia de provar.
Tenho aqui uma porção de requerimentos para mandar para a mesa, mas agora limito-me apenas a enviar a nota de interpellação.
Vozes: - Muito bem, muito bem.
(O orador foi muito comprimentado.)