O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(267)

em Cofre passasse para a actual, deve participar-se isto mesmo ao Thesouro, para que faça os lançamentos de conformidade, debitando a uns, e creditando a outros. Voto que se faça esta participação.

Entregue á votação o Parecer, foi approvado; resolvendo-se que se fizesse a devida participação ao Governo, para que no Thesouro Publico se facão os assentos respectivos em abono do Presidente, Secretario, e Thesoureiro, que forão da dieta Commissão.

O Sr. Van-Zeller: - Requeiro que sejão impressas as Contas para serem repartidas pelos Srs. Deputados.
Posta a votos esta Moção não foi approvada.

Desta votação resultou a dúvida se se deveria entender que tambem se nào imprimissem no Diário, e disse

O Sr. Visconde de Fonte Arcada: - He claro que se deve imprimir no Diario, porque elle deve ser um Relatorio fiel de quanto se passa nesta Camara. Como esta matéria faz parte da discussão, que hoje tem havido, deve por consequencia ser impressa.

O Sr. Presidente: - Esta questão nem deve progredir. Até aqui tudo se tom impresso no Diario: não lia razão para que este Parecer seja exceptuado.
Teve a palavra o Sr: Tavares de Carvalho, como Relator da Commissão Especial encarregada de examinar o Projecto N ° 56 sobre a indemnização pelos bens dos Rebeldes. Ficou para segunda leitura.

Teve a palavra o Sr. Deputado Sarmento, conforme a ordem na Lista das Inscripções, para ler uma Indicação, tendo- por objecto o estabelecimento de uma Cadeira de Economia Politica na Universidade de Coimbra. Ficou para segunda leitura.

Pedio, e obtêve a palavra o Sr. Deputado Francisco Joaquim Maya para ler uma Indicação, tendo por objecto pedir-se ao Governo uma Consulta da Illustrissima Junta da Companhia do Alto Douro, sobre a creação de uma Cadeira de = Economia Política = na Academia do Porto. Foi approvada, resolvendo-se que se pedisse.
Declarou o Sr. Presidente que a Camara ia dividir-se em Secções Geraes.
E, sendo 11 horas, disse que eslava fechada a Sessão.

OFFICIOS.

Para o Bispo de Vizeu.

Excellentissimo e Reverendissimo Senhor. - Tendo a Camara dos Srs. Deputados da Nação Portugueza approvado em Sessão de hoje a Indicação do Sr. Deputado Francisco Joaquim Maya, que remetto por cópia conforme, sobre; se pedir ao Governo Executivo a Consulta da lllustrissima Junta da Companhia da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, relativa a crear-se uma Cadeira de Economia Politiza na Academia do Porto, assim o participo a V. Exca., a fim de expedir as Ordens, que julgar necessarias para satisfação da cilada Indicação. Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara dos Deputados em 7 de Fevereiro de 1837. -Excellentissimo e Reverendissimo Senhor Bispo de Vizeu, Par do Reino - Francisco Barroso Pereira.

Para o Barão do Sobral.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Havendo a Camara dos Deputados approvado em Sessão da hoje o Parecer da Commissão encarregada de examinar as Contas da Commissão Administrativa, que servio na Sessão Extraordinaria do anuo passado, e resolvido que isto se participasse ao Governo Executivo, para que no Thesouro Publico se podessem fazer os devidos assentos a favôr do respectivo Presidente, Secretario, e Thesoureiro, que forão da mesma Administração; tenho a honra de remetter a V. Exca. por cópia conforme o mesmo Parecer, e de participar-lhe a Resolução, que sobre elle tomou a Camara dos Srs. Deputados, a fim de que V. Exca. possa expedir as Ordens, que julgar convenientes, fazendo-a presente a Sua Alteza a Senhora Infanta Regente. Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara dos Deputados era 7 de Fevereiro de 1827. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Barão do Sobral - Francisco Barroso Pereira.

SESSÃO DE 8 DE FEVEREIRO.

Ás 9 horas, e 40 minutos da manhã, pela chamada, a que procedêo o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Costa, se acharão presentes 89 Srs. Deputados, faltando, alem dos que ainda se não apresentarão; 13; a saber: os Srs. Bispo de Cabo Verde - Leite Pereira - Bettencourt - Soares d´Azevedo - Izidoro José dos Sanctos - Pinto Villar - Mascarenhas Mello - Rebello da Silva - Luiz José Ribeiro - Gonçalves Ferreira - Pereira Continha - Leomil - Visconde de S. Gil - todos com causa motivada.

Disse o Sr. Presidente que eslava aberta a Sessão. E, tendo lida a Acta da Sessão precedente, foi approvada.

Dêo conta o Sr. Secretario Barroso dos nomes dos , Srs. Deputados, que devem formar as Commissões Centraes, na forma das Participações, que havia recebido das Secções Geraes, para os Projectos seguintes.

- Para o Projecto N.º 110, contendo o Parecer da respectiva Commissão sobre a Lei Regulamentar para a Liberdade da Imprensa, pela 1.ª Secção Sarmento. Pela 2.ª Xavier da Silva. Pela 3.ª Girão. Pela 4.ª Pereira Coutinho. Pela 5.ª Pimentel Freire. Pela 6.ª Rodrigues de Macedo. Pela 7.ª Gerardo de Sampaio.
Para o Projecto N.º 35 do Sr. Mouzinho da Silveira, pela 1.ª Secção Monta. Pela 2.ª não tem ainda nomeado. P'la 3.ª Girão. Pela 4.ª Queiroz. Pela 5.ª Van-Zeller. Pela 6.ª Rodrigues de Macedo. Pela 7.ª falta.

Para o Projecto N.° 82 do Sr. Lima Leilão, pela 1.ª Secção Pessanha. Pela 2.ª não tem ainda nomeado. Pela 3.ª Girão. Pela 4.ª Soares Franco. Pela 5.ª F. J. Maya. Pela 6.ª Machado d'Abreu. Pela 7.ª Lima Leitão.

Dêo conta o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Coita das Partes de doente, que mandárão os Srs. Deputados Bispo de Cabo Perde - Mascarenhas Mello - Leomil - e Visconde de S. Gil.

VOL. I. LEGISLAT. I. 34. A