O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(' 174 •)•

izei sobre ss minhas propria-s. observações, es te traçado geral das principaes estradas do Reino, que apresentei pela primeira vez ao Governo ern Pezembm de 1.810, e que foi adoplnd.o pela Associação externa , e depois pela Commissão, não dé-v,o deixar de apresentar resumidamente á Camará, os princípios, e as observações que me guiaram na confecção deste tçabalho. Eu dezejei que este Systema de estradas satisfizesse, pela melhor maneira possível , aos diversos Serviços Públicos, Administrativo, Miljtar, e Cotnmercia!,- e tornai, cotno era natural por ponto de partida das communicações a Capital do Reino. Subordinar estas considerações, dos Serviços á configuração, e natureza do Pai? , ú distribuição exi.siente, e provável da sua povoa-ç,ão , e cultura,, foi ò meu trabalho, e nelle nào po.dia.eu ler em. vista os interesses mais directos de cada círcumsoripção do território, mas o maior interesse commum, ao qual esses interesses locaes deviam ser necessariamente subordinados.

O .nosso Paiz e pequeno , e por consequência a sua Topografia geral, que e' aquella que deve eon-sultar.se para o traçado das principaes estradas,-e' fácil de conceber; mas é essencial que se conceba, e para avaliar o Systema proposto e indispensável , que encoremos o Paiz inteiro, que o abranjamos, por assirn dizer, em viula de pássaro, e que appíi-cando-lhe.o Systema inteiro, vejamos se elle se coaduna com a sua configuração. Pôde dividir-se Portugal eií) três primeiras divisões naturaes, a divisão central, ou me'dia entre Tejo e Douro, e as duas exlernas de Aiem-Douro, e Alem-Tejo.

A.Divisão central, que contém em si. a Capital d.o Reino, tem, como todos sabem, a sua menor largura nas visinha.nças da mesma Capita! , conti-nuando esta.largura a augmentar até ao paralU io do Cabo Mondego ?obre o Oceano, e de Alfaiates nas raias dei.Hespanha ; d'alli para o Norte corre, a raia quniLparallela ao Oceano, ale encontrar o Douro junto á Barca d'AIva. Em consequência desta configuração do terreno era indispensável que as estradas, simples ao principio, fossem successiva-pienle ramificando , e seus ramos divergindo por toda esta superfície. Outra razão, alem desta, obriga a adoptar e estabelece novas condições para esie $yslema ramificado, e divergente, e e esta a existência de systemas ou cadeias de montanhas, que çtevideín o Paiz em bacias diversas, cada uma das quaes carece das suas respectivas communicações.

.Destas cadeias ou serranias e' a principal, na divisão central, nquella a que n)o s

'Eàta serrania divide lígoròsamente o Districto central em duas partes dislinclas, uma vertendo as suas agoas directamente pura o Oceano, outra der-iamarido-as para o Grande Valle do Tejo. A parte potém que fica ao Occ-idenle-desta primeira.serra iii a e' ella mesma subdividida por-uma outra ca-

dèa de montanhas de direcção na" verdade ínenos regular, mas formando um syslema ,não interrompido de alturas ; ficando assim a Beira dividida ern Ires partes a que ousarei chamar Beira arraiana , Beira central, e Beira-liltoral. Este segundo sys* tema de montes que correm não parallelos, mas em parte quasi parallelos á Eslrella, e aquelle que pôde bem chamar-se syslema de Casamento , por ser aquella serra não somente um dos seus membros mais elevados, mas aquelle que mais parlicu* lartnente caracterisa e determina a sua direcção gê* rã. Desta configuração se vê já que as estradas, na Divisão central, subdividindorsc primeiro, para satisfazerem ás.-duas grandes Divisões do Terreno, deviam depois subdividir-se ainda, para satisfazer ás necess.idades década uma das Divisões menores, e se a Camará lanço r os olhos coni attenção sobre o Mappa, que indica na Lei o traçado das estra* das principaes nesta Divisão, lisonjeio-me de que ella ficará convencida de que o traçado satisfaz a t:stas condições. Não roubarei mais tempo á Camará desenvolvendo a configuração das outras duas Divisões, eis> relação ao Mappa ; mas comparando n configuração destas Divisões com o traçado que lhes corresponde , será fácil ver que observações da mesma ordem, e sempre os mesmos princípios presidiram á confecção dessa parte do traçado.

. Era preciso comtudo que o systema das estradas principaes não servisse unicamente para n comtnuni-cação divergente ou convergente da Capital; sendo para isso picciso que através as caclêas de montes-que dividem as diíferentes bacia?, e em outros pontos conveniemes da área se estabelecessem ligações, que facilitassem o movimento transversal;, e a evacuação commoda dos productos de todo o Solo, o que se acha satisfeito no segundo Mappa, a que se refere o primeiro artigo da Lei.