O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 6 DE ABRIL DE 1888

Presidencia do exmo. sr. Francisco de Barros Coelho e Campos (vice-presidente)

Secretarios os exmos. srs.

Francisco José de Medeiros
José Maria de Alpoim de Cergueira Borges Cabral

SUMMARIO

Duas representasses mandadas para a mesa pelo sr. Lucena e Faro, uma da camara municipal do concelho de Castro Daire e outra das camaras municipaes de Tabuaço Armamar, pedindo a construcção de uns caminhos de ferro. - Requerimentos de interesse publico aprosentados pelos Srs. Serpa Pinto, Francisco José Machado e João Pinto. - Justificações de faltas dos Srs. Vasconcellos, Gusmão, Moraes Sarmento e Sebastião Baracho. - O sr. Francisco Machado participa que cumpriu a missão de ir desanojar o sr. Matheus Teixeira. - O sr. Serpa Pinto pede que seja suspensa, a sessão até que compareça algum membro do governo. - Declaração do sr. presidente. - O sr. D. José de Saldanha refere se ao fornecimento de annos para o exercito e a algumas das considerações feitas pelos srs. Fuschini e Moraes Carvalho em relação á crise agricola. - Auctorisa se a publicação no Diario do governo das representações apresentadas pelo sr. Lucena e Faro. - O sr. Teixeira e Vasconcellos justifica as suas faltas ás sessões e apresenta um projecto de lei creando caixas de seguros contra a mortalidade, por doença ou desastre, do gado bovino, cavallar e ovino. - 0 sr. Franco Castello Branco pede a comparencia do sr. ministro do reino para lhe dirigir algumas perguntas a respeito do uma circular do sr. governador civil de Braga. - O sr. Ribeiro Ferreira troca explicações com o sr. ministro da fazenda sobre o concurso para fornecimento de pannos para a policia fiscal. - Occupa-se detidamente do mesmo assumpto o sr. João Arroyo. - O sr. Simões Ferreira manda para a mesa, para ser impresso, o parecer da commissão do administração publica sobre o projecto de lei que approva o contrato provisorio para a illuminação a gaz da Povoa de Varzim.
Na ordem do dia continua em discussão o projecto de lei n.º 23, que altera o regimen do fabrico dos tabacos - Defende o projecto, em largas considerações, o sr. Antonio Maria de Carvalho, que apresenta uma moção de ordem.

Abertura da sessão - Ás duas horas e quarenta minutos da tarde.

Presentes á chamada 52 srs. deputados. São os seguintes: - Serpa Pinto, Alfredo Brandão, Antonio Castello Branco, Ribeiro Ferreira, Jalles, Augusto Ribeiro, Victor dos Santos, Barão de Combarjúa, Eduardo de Abreu, Feliciano Teixeira, Francisco de Barros, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Francisco Ravasco, Lucena e Faro, Candido da Silva, Pires Villar, João Pina, Franco de Castello Branco, João Arrojo, Teixeira de Vasconcellos, Sousa Machado, Joaquim da Veiga, Simões Ferreira, Amorim Novaes, Avellar Machado, Pereira de Matos, Ferreira de Almeida, Abreu Castello Branco, Figueiredo Mascarenhas, Vasconcellos Gusmão, José de Saldanha (D.), Julio Graça, Julio Pires, Lopo Vaz, Vieira Lisboa, Poças Falcão, Luiz José Dias, Bandeira Coelho, Manuel Espregueira, Manuel José Correia, Brito Fernandes, Martinho Tenreiro, Miguel da Silveira, Miguel Dantas, Pedro de Lencastre (D.), Pedro Victor, Vicente Monteiro, Estrella Braga, Visconde de Silves e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Moraes Carvalho, Mendes da Silva, Alfredo Pereira, Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, Baptista de Sousa, Campos Valdez, Antonio Centeno, Antonio Villaça, Gomes Neto, Pereira Borges, Tavares Crespo, Moraes Sarmento, Antonio Maria de Carvalho, Mazziotti, Pereira Carrilho, Barros e Sá, Hintze Ribeiro, Santos Crespo, Bernardo Machado, Lobo d'Avila, Conde de Castello de Paiva, Conde de Villa Real, Eduardo José Coelho, Madeira Pinto, Mattoso Santos, Almeida e Brito, Francisco Beirão, Castro Monteiro, Severino de Avellar, Gabriel Ramires, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Cardoso Valente, Izidro dos Reis; Vieira de Castro Rodrigues dos Santos, Silva Cordero, Oliveira Martins, Eça de Azevedo, Dias Ferreira, Elias Garcia, Laranjo, Alpoim, Oliveira Matos Simões Dias, Pinto Mascarenhas, Santos Moreira, Abreu e Sousa, Julio de Vilhena, Mancellos Ferraz, Manuel d'Assumpção Manuel José Vieira, Marçal Pacheco, Marianno de Carvalho, Pedro Monteiro, Dantas Baracho e Visconde de Monsaraz.

Não compareceram á sessão os srs.: - Albano de Mello, Sousa e Silva, Antonio Candido, Oliveira Pacheco, Antonio Ennes, Guimarães Pedrosa, Fontes Ganhado, Simões dos Reis, Augusto Pimentel, Augusto Fuschini, Miranda Montenegro, Conde de Fonte Bella, Elvino de Brito, Elizeu Serpa, Emygdio Julio Navarro, Goes Pinto Estevão de Oliveira, Fernando Coutinho (D.), Freitas Branco, Firmino Lopes, Francisco Mattoso, Soares de Moura, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Sá Nogueira, Casal Ribeiro, Baima de Bastos, Souto Rodrigues, Dias Gallas, Santiago Gouveia, Menezes Parreira, Alfredo Ribeiro, Correia Leal, Alves Matheus, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Jorge de Mello (D.), Jorge 0'Neill, Alves do Moura, Ferreira Galvão, Barbosa Colen, José Castello Branco, Ruivo Godinho, Pereira dos Santos, Guilherme Pacheco, José de Napoles, Ferreira Freire, José Maria de Andrade, Barbosa de Magalhães, Rodrigues de Carvalho, José Maria dos Santos, Santos Reis, Pinheiro Chagas, Marianno Prezado, Matheus de Azevedo, Sebastião Nobrega, Visconde da Torre e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada,

REPRESENTAÇÕES

Da camara municipal do concelho de Castro Daire, pedindo a construcção do caminho de ferro de Vizeu ao Porto pelo valle do Paiva.
Apresentada pelo sr. deputado Lucena e Faro, enviada á commissão de obras publicas e mandada publicar no Diario do governo.
Das camaras municipaes de Tabuaço e Armamar, pedindo a construcção do caminho de ferro do valle do Corgo para Villa Franca das Naves.
Apresentadas pelo sr. deputado Lucena e Faro, enviadas á commissão de obras publicas e mandadas publicar no Diario do governo.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PUBLICO

Requeiro que, pelo ministerio da guerra, seja enviada a esta camara nota do numero de soldados e cabos promptos para o serviço, em todo o exercito, no dia 31 de janeiro, e igualmente nota dos musicos e corneteiros, officiaes inferiores e officiaes de todas as classes promptos para serviço no mesmo dia. = Serpa Pinto.
Requeiro que, pelo ministerio da guerra, se remettam a esta camara copias das actas da commissão de defeza de Lisboa e seu porto, que tenham referencia ao projecto do caminho de ferro de Lisboa a Cintra e Torres Vedras, sobre que a mesma commissão deu parecer em 11 de outubro de 1883. = .F. J. Machado.
58