O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

96

Sessão nocturna de 12 de maio de 1879

Presidencia do ex.ªs sr. Francisco Joaquim da Costa e Silva

Secretarios - os srs.

í Antonio Maria Pereira Carrilho {Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Continua a discussão do capitulo 4.º do orçamento do ministerio da guerra. Faliam os srs. Adriano Machado, Si Carneiro, Luciano de Castro e presidente do conselho á o ministros.

Abertura — Ás oito horas e meia da noite.

Presentes á abertura da cessão 58 deputados—Os srs.: Adolpho Pimentel, Adriano Machado, Carvalho e Mello, Fonseca Pinto, Alfredo de Oliveira, Torres Carneiro, Avila, Carrilho, Mendes Duarte, Telles de Vasconcellos, Ferreira de Mesquita, Pereira Leito, Barão de Ferreira dos Santos, Sanches' de Castro, Cazimiro Ribeiro, Costa Moraes, Emygdio Navarro, Hintze Ribeiro, Firmino Lopes, Fortunato das Neves, Pinheiro Osorio, Francisco Costa, Sousa Pavão, Palma, Silveira da Mota, Jeronymo Pimentel, Jeronymo Osorio, Brandão o Albuquerque, Barros e Cunha, Sousa Machado, Almeida e Costa, J. J. Alves, Pires de Sousa Gomes, Dias Ferreira, Frederico Laranjo, Frederico da Costa, José Guilherme, Namorado, Teixeira do Queiroz, Borges, Pereira Rodrigues, Sá Carneiro, Taveira de Carvalho, Barbosa du Bocage, Luiz Bivar, Luiz Garrido, Faria e Mello, Manuel d'Assumpção, Alves Passos, M. J. Vieira, Macedo Souto Maior, Pinheiro Chagas, Pedro Correia, Pedro Jacome, Rodrigo do Menezes, Visconde do Balsemão, Visconde do Moreira do Rey, Visconde de Sieuve de Menezes.

Entraram durante a sessão — Os srs.: Osorio de Vasconcellos, Alfredo Peixoto, Alipio Leitão,. Pereira de Miranda, Gonçalves Crespo, A. J. Teixeira, Fuschini, Zeferino Rodrigues, Caetano cio Carvalho, Diogo de Macedo, Goes Pinto, Mesquita o Castro, Guilherme do Abreu, Paula Medeiros, Freitas Oliveira, Scarnichia, João Ferrão, Figueiredo do Faria, José Luciano, Sousa Monteiro, Lopo Vaz, Luiz de Lencastre, Aralla e Costa, Mariano de Carvalho, Miranda Montenegro, Miguel Dantas, Visconde da Aguieira.

Não compareceram á sessão — Os srs.: Agostinho Fevereiro, Tavares Lobo, Braamcamp, Emilio Brandão, Lopes Mendez, Arrobas, Pedroso dos Santos, Barros e Sá, Finto de Magalhães, Neves Carneiro, Saraiva do Carvalho, Victor dos Santos, Avelino do Sousa, Bernardo de Serpa, Carlos de Mendonça, Conde da Foz, Moreira Freire, Filippe de Carvalho Francisco de Albuquerque, Mouta e Vasconcellos, Gomes Teixeira, Pereira Caldas, Van-Zeller, Frederico Arouca. Cesta Pinto, Anastacio de Carvalho, Melicio, J. A. Ornellas do Matos, Tavares de Pontes, Rodrigues de …, Ferreira Freire, J. M. dos Santos, Mello Gouveia, Julio de Vilhena, Lourenço do Carvalho, Almeida Macedo, Freitas Branco, Pires de Lima, Rocha Peixoto, Correia de Oliveira, M. J. de Almeida, M. J. Gomes, Nobre de Carvalho, Marçal Pacheco, Miguel Tudella, Pedro Carvalho, Pedro Barroso, Pedro Roberto, Ricardo Ferraz, Thomás Ribeiro, Visconde de Alemquer, Visconde de Andaluz, Visconde da Arriaga, Visconde da Azarujinha, Visconde do Rio Sado, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Acta — Approvada.

ORDEM DA NOITE

Continua a discussão do capitulo 4.º do orçamento do ministerio da guerra

O sr. -Adriano Machado: —... (O sr. deputado não restituiu o seu discurso a tempo de ser publicado n'este logar.)

O sr. Sá Carneiro: — Sr. presidente, deseja o sr. Adriano Machado que se implante entre nós o systema da organisação militar Suissa, o mais economico de todos os systemas da Europa; mas eu creio que a implantação d'esse systema entre nós é uma verdadeira utopia, porque a ella se oppõem os costumes do povo, a situação geographica o topographica do nosso paiz, as condições do solo e talvez as politicas; alem d'isto, admittindo que as condições que expuz não servissem do embaraço á adopção do systema suisso, seria nesessario, para realisar esse systema em Portugal, que principiássemos desde já a preparar a infancia para esse systema do organisação militar se converter n'uma realidade d'aqui a vinte e cinco a trinta annos.

Sr. presidente, v. ex.ª sabe que na Suissa as escolas de tiro existem officialmente em todos os cantões, existem por conta da confederação, e muitas existem a expensas de particulares.

O tiro ao alvo, sr. presidente, é um divertimento popular na Suissa para que ha premios estabelecidos; esta distracção corresponde ao folguedo do nosso povo nas romarias, com a differença que da distracção dos suissos resulta a extraordinaria vantagem de utilisar-se em defeza da sua independencia, se ella for ameaçada.

Deseja o sr. Adriano Machado uma organisação militar que a todos agrade; ora, eu creio que o desejo de s. ex.ª nunca será satisfeito, porque não comprehendo que haja uma organisação militar que possa agradar a todos, porque essa organisação ha de trazer uns certos encargos, e de encargos, v. ex.ª sabe que poucos gostam, principalmente áquelles sobre quem tiverem de pesar.

Sr. presidente, a organisação de um exercito, alem do ser um trabalho muito complexo, é um trabalho de elevada transcendencia, e muito grave, para os destinos de um povo o para as suas finanças.

Ordem publica, finanças o independencia são considerações que devem actuar sempre no animo dos encarregados de um trabalho tão serio e gravo como é este.

Eu ouvi exprimir ao sr. Dias Ferreira o desejo do reduzir o nosso exercito, e para isto adduziu os exemplos do Brazil e dos Estados Unidos da America; ora, sr. presidente, não sabem todos que as despezas na guerra da America foram do tal ordem, que se calculou que com as despezas feitas em quatro annos se teria pago por espaço de sessenta annos a um exercito da força do 100:000 homens!

E as vidas de centos de milhares de homens que morreram n'essa guerra! E a assolação do paiz! E a miseria a que se viram reduzidos centos do milhares dos habitantes americanos, e a paralisação do commercio d'aquelle paiz essencialmente commercial, do que resultou uma crise commercial que se estendeu por toda a Europa, amargo fructo d'aquella guerra nefasta?

O Brazil tem um exercito do 13:000 homens, e poderia o Brazil prescindir d'esse mesmo exercito, porque não carece d'elle para sustentar a sua independencia, que nação nenhuma ameaça.

A policia está a cargo dos governos provinciaes; n'uma palavra, o que se disser a respeito do exercito brazileiro nada colhe para o nosso exercito, porque as condições politicas e geographicas do nosso paiz são totalmente diversas das do Brazil.

O sr. presidente do conselho e ministro da guerra pede um exercito de 30:000 homens, pede o exercito que a lei marca; mas como se disse uma vez que a força a pagar

Sessão nocturna de 12 de maio de 1879