O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

95

Sessão de 12 de maio de 1879

Presidencia do ex.mo sr. Francisco Joaquim da Costa e Silva

(Antonio Maria Pereira Carrilho Augusto Cesar ferreira de Mesquita

SUMMARIO

O sr. ministro da guerra apresenta duas propostas de lei, uma pedindo ser o governo auctorisado a reformar os estabelecimentos de instrucção dependentes do ministerio da guerra, e outra pedindo auctorisação para se despenderem mais 180:000$000 réis com as fortificações de Lisboa e seu porto. — Na ordem do dia continua a discussão do capitulo 4.° do orçamento do ministerio da guerra.

Abertura — Ás duas horas da tarde. ¦ Presentes á abertura da sessão 54 deputados — Os srs.: Adolpho Pimentel, Adriano Machado, Carvalho e Mello, Fonseca Pinto, Osorio de Vasconcellos, Alfredo de Oliveira, Alipio Leitão, Braamcamp, Lopes Mondes, A. J. Teixeira, Carrilho, Mendes Duarte, Toldes do Vasconcellos, Ferreira de Mesquita, Pereira Leito, Victor dos Santos, Barão de Ferreira dos Santos, Sanches de Castro, Carlos de Mendonça, Cazimiro Ribeiro, Diogo do Macedo, Costa Moraes, Goes Pinto, Firmino Lopes, Fortunato das Noves, Mesquita o Castro, Francisco Costa, Paula Medeiros, Freitas Oliveira, Jeronymo Osorio, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, Barros o Cunha, Sousa Machado, Almeida e Costa, J. J. Alvos, Frederico Costa, Figueiredo de Faria, Namorado, José Luciano, Borges, Sousa Monteiro, Sá Carneiro, Taveira de Carvalho, Luiz de Lencastre, Faria o Mello, Correia de Oliveira, Alves Passos, M. J. Vieira, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Pedro Jacome, Rodrigo de Menezes, Visconde de Sieuve do Menezes.

Entraram durante a sessão — Os srs.: Alfredo Peixoto, Torres Carneiro, Pereira de Miranda, Avila, Arrobas, Pinto de Magalhães, Fuschini, Neves Carneiro, Saraiva de Carvalho, Zeferino Rodrigues, Caetano de Carvalho, Emygdio Navarro, Hintze Ribeiro, Filippe de Carvalho, Pinheiro Osorio, Monta e Vasconcellos, Sousa Pavão, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Palma, Silveira da Mofa, Jeronymo Pimentel, Melicio, João Ferrão, Pires de Sousa Gomos, Dias Ferreira, Tavares do Pontes, Frederico Laranjo, José Guilherme, Ferreira Freire, Teixeira de Queiroz, Pereira Rodrigues, Mello Gouveia, Barbosa du Bocage, Lopo Vaz, Luiz do Bivar, Freitas Branco, Luiz Garrido, Manuel d'Assumpção, Pires de Lima, Aralla e Costa, Pinheiro Chagas, Mariano do Carvalho, Miranda Montenegro, Pedro Correia, Pedro Barroso, Pedro Roberto, Visconde da Aguieira, Visconde da Arriaga, Visconde da Azarujinha, Visconde do Balsemão, Visconde de Moreira de Rey, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Não compareceram á sessão — Os srs.: Agostinho Fevereiro, Tavares Lobo, Gonçalves Crespo, Emilio Brandão, Pedroso dos Santos, Barros e Sá, Avelino de Sousa, Bernardo de Serpa, Conde da Foz, Moreira Freire, Francisco do Albuquerque, Gomes Teixeira, Pereira Caldas, Van-Zeller, Cesta Pinto, Anastacio do Carvalho, J. A. Noves, Ornellas de Matos, Rodrigues de Freitas, J. M. doa Santos, Julio de Vilhena, Lourenço de Carvalho, Almeida Macedo, Rocha Peixoto, M. J. de Almeida, M. J. Gomes, Macedo Souto Maior, Nobre de Carvalho, Marçal Pacheco, Pedro Carvalho, Ricardo Ferraz, Thomás Ribeiro, Visconde de Alemquer, Visconde de Andaluz, Visconde do Rio Sado.

Acta — Approvada.

expediente

Representação Dos professores publicos do instrucção primaria em Lisboa, pedindo que no caso de ser inscripta do orçamento a

verba mencionada na proposta do sr. deputado Alfredo Rocha Peixoto seja esta applicada no estabelecimento e sustentação de cursos parallelos de analphabetos, onde se pratiquem diversos methodos do leitura, regulando o governo o modo do reconhecer as vantagens do cada um.

Apresentada pelo sr. deputado visconde de Sieuve de Menezes e enviada á commissão de fazendas

Declarações

l.ª Declaro que por motivo justificado faltei ás duas ultimas sessões.

Sala das sessões, 12 de maio de 1879. = O deputado, F. Vieira das Neves.

inteirada.

2.ª Declaro que por motivo justificado faltei a algumas sessões d'esta camara. = Antonio José Teixeira. Inteirada.

3.ª Declaro que tenho faltado a algumas sessões por motivo justificado. —O deputado, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Inteirada.

Participações

1.ª Participo a v. ex.ª e á camara que o sr. deputado Agostinho Nunes da Silva Fevereiro não pede comparecer á sessão do hoje, e terá de faltar a mais algumas sessões por motivo justificado.

Sala das sessões, em 12 de maio de 1879. = 0 deputado, F. de Albuquerque Mesquita e Castro.

Inteirada.

2.ª Participo que o sr. deputado Rodrigues do Freitas foi obrigado por motivos ponderosos a ir ao Porto, onde se demorará alguns dias. = Filippe de Carvalho.

Inteirada.

O sr. Lencastre: — Mando para a mesa um projecto do lei que tem por fim auctorisar o governo a prolongar o caminho de ferro da Beira Alia, desde a estação da Pampilhosa, na linha do norte, seguindo por Cantanhede, ou suas proximidades, até Figueira da Foz.

Não venho advogar os interesses do circulo de Figueira da Foz, que tenho a honra do representar n'esta casa, porque o interesse que immediatamente lhe toca é o interesse do paiz.

Creio que os caminhos de ferro são, alem do um elemento do civilisação, um elemento de regeneração financeira.

Como tenho estas idéas, e como entendo que este projecto tende a realisar um grande melhoramento para o circulo que represento n'esta casa, e para o paiz, mando-o para a mesa, limitando aqui as minhas considerações, que desenvolverei largamente quando elle vier á discussão.

Ficou para segunda leitura.

O sr. Manuel José Vieira: — Peço licença para mandar para a mesa uma representação da camara municipal de Machico, districto do Funchal, na qual aquella illustre corporação pede seja convertido em lei o projecto apresentado n'esta casa em 19 de janeiro de 1876 pelo sr. deputado Mello o Simas, cuja iniciativa já tive a honra de renovar na presente sessão parlamentar.

Tanto n'esta representação, como na que apresentei em sessão do 30 de abril, por parte da camara municipal da ilha de Porto Santo, se indicam varias modificações ao mesmo projecto, que peco á respectiva commissão se digno ter em vista.

Sessão de 12 de maio de 1879