O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 Diário da Câmara dos Deputados

O Sr. Cunha Lial: - Estava eu dizendo. Sr. Presidente, que a sessão podia automaticamente continuar em sessão secreta, desde que foi requerida, sem ter de se consultar qualquer Secretário de Estado sôbre se estava ou não habilitado a discutir o assunto.

O Sr. Presidente: - V. Exa. está no uso da palavra; não pode porêm falar sôbre êsse assunto.

O Orador: - V. Exa. deixou falar todos os Srs. Deputados sobro êle, e só a ruim me chama à ordem (Apoiados). No emtanto respeito as deliberações de V. Exa., mas direi que às vezes um orador da maioria pede a palavra e V. Exa. quási não lha dá, ao passo que os senhores da minoria usam dela sempre que o querem.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Vai ler-se a nota da inscrição. É lida.

O Sr. Presidente: - Se algum Sr. Deputado quere usar da palavra, desde que não Beja sôbre o caso Teles de Vasconcelos, pode pedi-la.

O Sr. Adelino Mendes: - Se está esgotada a inscrição para a ordem do dia, V. Exa. tem de encerrar a sessão.

O Sr. Deputado não reviu.

O Sr. Albano de Sousa: - Pedi a palavra para participar que está constituída a comissão parlamentar de finanças que elegeu presidente o Sr. Francisco Xavier, e a mim secretário.

O Sr. Maurício Costa: - Foi há três dias tomada de assalto a sede do Grémio Lusitano...

(Trocam-se apartes).

O Orador: - Peço a V. Exas. que, para consideração para comigo e para a Câmara, me não interrompam senão sôbre o objecto das minhas considerações.

(Trocam-se apartes).

O Sr. Presidente: - Sôbre o caso Teles de Vasconcelos ficou combinado que não se falasse sem a presença do Sr. Secretário de Estado do Interior. Como êle não está presente, e não sei se poderá comparecer amanhã, não posso por isso marcar sessão secreta, mas logo que esteja informado de todas as circunstâncias, serei o juiz da oportunidade. (Sussurro).

O Sr. Maurício Costa: - Há três dias foi assaltada a sede de Grémio Lusitano.

(Continua o sussurro).

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Está encerrada a sessão.

A próxima é amanhã com a mesma ordem do dia.

Eram 16 horas e 45 minutos.

Documentos mandados para a Mesa

Propostas de lei

O Sr. Secretário de Estado dos Abastecimentos apresentou em sessão de hoje as seguintes propostas de lei:

Tornando dependente de licença da Direcção Geral do Comércio Externo a exportação de madeiras, e estabelecendo as sobretaxas que têm de pagar por tonelada as que forem autorizadas a ser exportadas.

Alterando o complemento do rendimento líquido anual, que por contrato d(c) 5 de Fevereiro de 1917 foi assegurado à companhia concessionária da linha do Vale do Vouga, anulando a concessão feita â mesma companhia pela portaria n.° 1:009, de 22 de Junho de 1917, e revogando o decreto com fôrça de lei de 12 de Abril de 1918,

Alterando o encargo quilométrico concedido à Companhia dos Caminhos de Ferro do Mondego pela carta de lei de 1 de Julho de 1903.

Para a Secretaria.

Publique-se no "Diário do Govêrno".

Participação

Participo a V. Exa. que está constituída a comissão parlamentar de finanças que nomeou seu presidente o Sr. Francisco Xavier e secretário o signatário. - Albano Augusto Nogueira de Sousa.

Para a Secretaria.