O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 13 de Dezembro de 1918 7

Estou certo de que neste intuito eu sou acompanhado por todos. (Apoiados).

Tendo-me já referido ao serviço de correio e passageiros, passo a chamar a atenção da Câmara para um outro serviço ferroviário que tambêm é importantíssimo: refiro-me ao serviço de mercadorias.

Eu vou dizer a V. Exa. qual a forma nova que a Companhia inventou para elevar ao dobro o lucro dos serviços de mercadorias.

A Companhia o ano passado, a pretexto não sei de quê, inventou uma nova forma de aumentar as sobretaxas das mercadorias, que atingem preços enormes.

No Pôrto um comboio leva dias a descarregar, e pode o consignatário protestar, que a Companhia, do alto da sua soberania, responde que a sobretaxa dá apenas preferência aos vagões seguirem. Isto é; paga-se muito mais e somos servidos por esta forma!

Parece-me que há dentro da Companhia qualquer repartição que Mo serve igualmente todos, pois industriais há que conseguem facilmente o que desejam.

Êste assunto é de tal forma urgente que eu não podia deixar de o tratar na primeira oportunidade, pedindo, pois, ao Sr. Secretário de Estado do Interior o favor do o transmitir ao seu colega dos Abastecimentos.

O orador não reviu.

O Sr. António Bernardino Ferreira (Secretário de Estado do Interior): - Pedi a palavra para dizer que transmitirei ao meu colega dos Abastecimentos as judiciosas considerações do Sr. Albano de Sousa.

O Sr. Vítor Mendes: - Sr. Presidente: na outra casa do Parlamento o ilustre Senador, Sr. Júlio Dantas, apresentou, e foi aprovada por aclamação, ama proposta para serem enviadas ao Senado francês as homenagens de sentimento pela morte do grande escritor Edmond Rostand.

Eu desejaria que esta casa do Parlamento tivesse para com a Câmara francesa igual procedimento.

Sr. Presidente: Edmond Rostand é mais do que um simples escritor de ternura e misticismo. Edmond Rostand não foi um simples poeta. Edmond Rostand foi tambêm um grande, um excelso patriota.

Sr. Presidente: a França não é, já agora, apenas a nossa mãe espiritual e guiadora para a civilização, mas ela é, sobretudo nesta hora, a nossa irmã de armas, a nossa companheira querida e aliada na grande luta contra o despotismo imperialista. Por todas estas razões, Sr. Presidente, gostaria que a Câmara dos Deputados se manifestasse da mesma forma que o Senado português. Nesse sentido mando para a Mesa uma proposta concretizando o meu desejo, que consiste em que a Câmara dos Deputados de Portugal envie à Câmara dos Deputados da França um telegrama associando-se às homenagens de pesar que a casa do Parlamento francês consagrou à memória do poeta ilustre e grande patriota que foi Edmond Rostand.

Sr. Presidente: termino por aqui as minhas considerações e mando para a Mesa a minha proposta, para a qual peço a urgência.

O orador não reviu.

É lida na Mesa.

Consultada a Câmara, foi reconhecida a urgência.

O Sr. Almeida Pires: - Sr. Presidente: pedi a palavra para declarar em nome da maioria que me associo à proposta apresentada pelo Sr. Vítor Mendes.

O Sr. Gabriel dos Santos: - Sr. Presidente: sendo a primeira vez que uso da palavra nesta casa do Parlamento, saúdo V. Exa. e os meus colegas da Câmara.

Mas, Sr. Presidente, eu pedi a palavra para mandar para a Mesa um requerimento que passo a ler:

É o seguinte:

Requerimento

Requeiro que pela Secretaria de Estado das Subsistências ou outra qualquer que tenha superintendimento neste assunto me seja fornecida com a possível brevidade uma nota das mercadorias que constituíam a carga de todos os navios ex-alemães na ocasião em que entraram na posse do Estado e das dependências em que elas se encontram e bem assim uma nota das mercadorias que, tendo pertencido a essas cargas, hajam sido até hoje