O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24

pode dar parecer sobre o seu afastamento senão a comissão técnica?

Não vejo, pois, que as atribuições do Sr. Ministro da Guerra sejam restringidas por este parágrafos, e por isso não concordo com a sua eliminação.

Quanto à acumulação de subsídios, devo dizer que há subsídios que devem ser acumuláveis com gratificações especiais quando os pilotos fazem um voo.

As disposições contidas neste projecto de lei, são mais justas, equitativas e morais do que as que se referem à marinha, porque por este projecto os oficiais aviadores são obrigados a voar a dez horas por mês para terem direito a gratificação especial, ao passo que na marinha basta que o oficial monte, descole e aterre, para perceber o subsídio.

Como não vejo mais nenhum ponto que mereça menção especial, dou .por terminada a minha resposta, reservando-me para, na especialidade apresentar um ou outra emenda que reputo necessária para que o projecto seja absolutamente justo, como se pretende.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — Vou dar a palavra aos Srs. Deputados que se inscreveram para antes de se encerrar a sessão.

Antes de se encerrar a sessão

O Sr. Sousa Varela: — Sr. Presidente: pedia a V. Ex.a a fineza de incluir na ordem do diaMa próxima sessão o projecto de lei que respeita à freguesia da Póvoa da Isenta, do concelho de Santarém.

O Sr. Presidente:—A ordem do dia j á está elaborada, razão por que não posso atender o pedido de S. Ex.a

O Sr. Plínio e Silva: — Sr. Presidente: no dia 8 deste mês apresentei um projecto de lei para que fossem adiadas as escolas de recrutas e mostrei a urgência desse projecto, por isso que sendo a incorporação feita no dia 12 do corrente, deixava de ter razão de existência se não se tomasse uma deliberação.

O meu colega Américo Olavo apresentou uma proposta para que esse projecto baixasse à comissão.

Diário da Câmara -dos Deputados

Pregunto a V. Ex.a se já tem parecer da comissão.

O Sr. Presidente:—Na Mesa não h^

ainda parecer.

«

O Orador: — Peço a V. Ex.a que tome sobre esse projecto de lei uma deliberação, porquanto os interesses do País, assim o reclamam.

Agora outro pedido.

A primeira cousa

Posteriormente foi apresentada pelo Sr. João Camoesas um projecto de lei no sentido da representação.

Esse projecto de lei foi enviado à comissão de guerra em 17 de Outubro.

Na última sessão pedi para que o projecto de lei fosse marcado para ordem do dia.

Por isso peço a V. Ex.a que empregue os seus esforços para que o projecto de lei n.° 188-E que se refere à desclassificação da Praça de Eivas seja dado para ordem do dia. n míiis urgentemente possível.

O Sr. Presidente:—Empregarei os meus esforços no sentido da. reclamação feita pelo Sr. Deputado.

Peço aos Srs. Deputados que não formulem tantos requerimentos que pretiram a. ordem do dia. Há pouco não fiz-esse pedido, quando foram apresentados esses requerimentos, para não dar a impressão de que desejava dalguma maneira prejudicá-los.

Mas nesta altura entendo que devo pedir à Câmara que não insista demasiado no expediente de formular requerimentos para a discussão imediata de. pareceres, por isso que desse modo a ordem do dia não vale para nada e ela vem a tornar-se somente aquilo que os Srs. Deputados querem que seja discutido.

A próxima sessão ó amanhã, 14 do cor-rento, às 14 horas.

A ordem do dia é a seguinte:

A de hoje, e mais: