O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

de Í3 d» Janeiro de 1920

bxetudo que podemos considerar um- Az ente os aviadores.

Não poderia deixar de citar os nomes de Ulisses Alves 0 Teixeira Gomes. Quando pelo dczembrismo foram obrigados a deixar a esquadrilha p ara regres sarem a1 PorfuguL, tive ocasião de verificar que era com lágrima? que abandonavam esse serviço onde os perigos • eram pernranenles' e constantes.

Não posso deixar de- me referir ainda aas capitães Aragl&o,. Pais-, Simo.es- e Trindade e outros, tantas- aviadores, taive^me*-nos- conhecidos:,, que- deram excelentes- provas de aptidão especial p'ara> a aviação e tanto s- outros- E' quem} peio facto de ixãa-eitar osíaeua aomas,. nãa deáxo de lh.es- prestam a minha homenagem..

Apesar de ter muita. vontaeLe que- este projecto seja discutido «e aprovado- com- a máxima urgência, entendo qne não no s 'devemos esquecer do prestar homenagem merecida a todos aqueles que comnosco-contribuem para. o engrandecimento: da nossa pátria>

Sinto profundamente que o projecto em discussfio tivesse sido marcado para ordem do dia pela forma como o' foi, por isso que não nos foi dado tempo do estudarmos duma forma completa, de maneira a podermos melhorá-lo e visto- que, como estou certo todos reconhecem, há disposições bem extraordinárias,, procurando-se dar garantias que de facto não sSo: dadas» Assim procurei desde ontem ale koja> fazer o máxima possível para poder contribuir para o seu aper-ierçoamento.

Iniblizmente- notas-se ainda neste- projecto que não conseguimos por forma al>-guma modificar os. nossos processas, nHo conseguindo meter a nossa casa.em ordem.,

Sr; Presidente;, não quero do forma aU-guma fazer obstrucíoirismo ou contribuir para qino o projecto- se- não- aprovo, por isso dispoaso-me- de fazer as inúmeras e variadí s simas. considerações qiie sob r© ele poderia fazer, limitando-me a quando ôste projecto entras* em discussão na especialidade, introduzir algumas alterações que me parecem absolutamente necessárias.

Por isso, repito, não quero por forma alguma demorar QU protelar a discussão deste projecto, resesrv ando-me para, na especialidade, enviar" para a Mosa as modificações que reputo necessárias.

23

Dou, pois, por terminadas1 as minhas considerações, esperando que, os m

O Sr.. Virgiiia Costa:-—O decreto n.?' 5:570 que remodelou a tabela de vencimentos dos oficiais e praças- do exército, foi pcomulgado em Maio do ano passado porque^ o @ov6rna reconlieeeiv ser incEs.* pen"sáv*el atender1 a sua situação, económica' em fa'GO da> carestia da vida.

São- os, considerandos; que precedem o- refeniclo decreto pelo qual só trans-fenenr para um diploma especial-as.gratifi-caxjfôeB, e'j subsídiòsi a. conceder a todos os oficiais e praças em serviço1 na aeronáutica militaiv

Por'essas5 mesmas razões foi pronral-gadoj. p»lo> Ministério da Marinha, um idêntico'- decreto em que", afêm de serem remodeladas as tabelas de vencimentos dos oficiais e: praças" da armada, foram também concedidas gratificações e subsí-dios a esses mesmos oficiais e praças em serviço na aeronáutica" iravaL Neste decreto, pela alínea j) estabelece-se que essas gratificações e subsídios serão: fixadas era diploma especial. Esse diploma não chegou a ser publicado, é daí a7 razão de ser deste projecto que vem obviar à desigualdade flagrante que existe-entre a tabela de vencimentos dos oficiais e praças - do. exército e os-da marinha.

A comissão • de guerra, tendo estudado detidamente este projecto.$ não pó"d& deixar de1 dar-lhe, a soía aprovação, de tal forma o. achou, jnato e; equitativo.,

As considerações formuladas pelos Sr s. Afonso de M

Disse o Sr.Afonso de-Melo que o §:1.°' do projecto deve ser eliminado.

O orador leu o teoato citado.