O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara dos Deputados

Pedidos de licença

Do Sr. António José Pereira, cinco dias.

Concedido. Comunique-se.

Para a comissão de infracções e faltas. /

Do Sr. Cainarate de Campos, dois dias.

Concedido.

Comunique-se.

Para a comissão de infracções e faltas.

Representação

Dos fabricantes de espartilhos, pedindo que a sua indústria continue na 7.a classe da tabela B anexa à lei do 31 de Março de 1896.

Para a comissão de comércio e indústria.

Oficio

Do Ministério da Agricultura, enviando os documentos relativos à compra dum automóvel para a Escola Agrícola de Santarém, pedidos pelo Sr. Deputado António Tavares Ferreira.

Para a Secretaria.

AuiiiisSuêS

Projectos de lei

Dos Srs. Velhinho Correia, Atioirn Inglês e João Águas, passando para cargo do Estado a estrada da Marmeleta.

Para a comissão de obras públicas.

Do Sr. José de Oliveira Ferreira Dinis, autorizando o Governo a criar e subsidiar escolas de ensino colonial elementar para colonos e emigrantes.

Para a comissão de colónias.

Do mesmo Sr. Deputado, autorizando o Governo a criar três colónias penais: uma em Cabo Verde e duas na metrópole.

Para a comissão de colónias.

Antes da ordem do dia

O Sr. António Francisco Pereira: — Chamo a atenção do Sr. Ministro da Justiça, visto não estar presente o Sr. Ministro do Trabalho, para o assunto que vou tratar, por ser muito grave e carecer da atenção do Governo.

A Associação dos Médicos Mutualistas resolveu, na sua. última sessão, que fossem aumentados os honorários dos mesmos médicos, por via de um aumento nas cotas dos associados.

Isto é muitíssimo grave, e as associações 'não podem, por sua conta, aumentar $05 nas cotas dos seus associados para atender o pedido dos médicos. Acho um pedido demasiado, pois há associações que têm 4:000 associados, o que representaria 200$ mensais, o que é exagerado.

As associações não podem aumentar as suas cotas semi autorização do Governo; se V. Ex.a não se lembra desta dis-pos^ição ou lembro-lha.

E justo que os médicos sejam aumentados nos seus vencimentos, mas acho uni exagero no. que pedem, e julgo muito grave a resolução que tomaram, de no dia l de Junho não exercerem clínica, abandonando os seus doentes se não forem aumentados os seus vencimentos.

O Sr. Gosta Júnior :—Não abandonam, não senhor.

O Orador: Na assemblea dos fflédi-dicos portugueses resolveu-se que, se não for estabelecida a quantia de $00 por sócio e por semana, como remuneração dos seus serviços, abandonarão o serviço no dia l de Junho.

O Sr. Alberto Cruz: — Nessa mesma reunião ficou assente que os doentes em tratamento continuavam a ter assistência médica.

O Orador: — Mas ficarão sem assistência médica os que de futuro derem parte de doente, exigindo os médicos 3$ por visita aos doentes em tratamento.

O Sr. Alberto Cruz:—Aumentem as cotas!