O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 25 de Maio de 1920

ma, sob todos os pontos de vista. (Apoiados).

Não há ninguém quo não conheça o vale de Fe-lguoiras, o vale de Lousada e as fcrtilíssimas margens do Tâmega, desde Penafiel até a sua confluência.

Até mesmo sob o ponto de vista do turismo, V. Ex.as sabem o grande valor que essa linha pode ter, (Apoiados) e que pode dar a essas localidades.

A companhia tem ganho muito e só não ganha mais é porque não tem sabido administrar-se.

A companhia propõe-so vender o material e até as linhas que estão em terreno do Estado, diz-se que a uma companhia hespanhola.

Sr. Presidente: eu julgo essa transacção um grande e manifesto prejuízo para as povoações e para o Estado, que ainda se não encontra recompensado dos prejuízos causados pela linha e seu assentamento às estradas por onde passa, nem embolsado do que a companhia—segundo me consta — por letra do contrato devia ter pago aos cofres da nação. •

Contra isto protesto com a máxima energia, tanto mais que o protesto é baseado nas reclamações que me foram dirigidas em telegramas pel'as camarás, comissões políticas e administrações de Felgueiras e Lousada.

Tenho-os aqui presentes ovou enviá-los para a Mesa, esperando que V. Ex.a tora o incómodo de os enviar ao Sr. Ministro do Trabalho, para dar deles conhecimento ao seu colega do Comércio.

Mais devo dizer que não ó somente também pelos interesses dos povos daquela região que o assunto deve ser fiscalizado e defendido, mas também pelos interesses do Estado, porquanto, se V. Ex.u for analisar as cláusulas do. contrato que há sete ou oito anos o Estado fé?, com essa companhia, para o estabelecimento da linha férrea, no intuito de beneficiar uni dos directores da mesma companhia, que é um médico residente na cidade do Porto, V. Ex.a verificará que essas clán-1 sulns não foram cumpridas.

A região do Basto ficará isolada, pois quo todo o movimento do Alinhos o mercadorias, que até então se faziam péssima-inonto, por moio do carros do bois até uma estacão da linha do Douro, passou a sor

feito para as estações de Felgueiras o Lixa.

Mas, ainda há mais; sob o ponto de vista da moralidade o Governo deve intervir, para pôr'termo a tarn condenável ganância,- visto que o intuito da companhia é beneficiar-se, exclusivamente, com prejuízo para os dinheiro s do Estado, e digo dinheiros do Estado, porque entendo quo ôlos não estão devidamente salvaguardados.

Em face do quo, Sr. Presidente, rogo a Y- Ex.a e ao Sr. Ministro do Trabalho, que muito bem conhece aquela região, que se interessem por osta causa, e que façam tudo quanto seja possível, para salvaguardar os interesses dessa região, evitando que um tal melhoramento deixe de dar lá os seus benéficos efeitos, em proveito de gananciosos empreendedores.

Esporo, pois, que V. Ex.a transmitirá ao seu colega do Comércio as minhas considerações, e confio na boa vontade do V. JSx.1'18 para que as reclamações dos habitantes daquela região sejam satisfeitas.

Tenho dito.

Vozes: — Muito bem, muito bem.

O Sr. Ministro do Trabalho (Bartolomeu Sevorino): — Ouvi com toda a atenção as considerações feitas polo ilustre Deputado, e transmitil-as hei ao meu cologa da pasta do Comércio, estando, porém, certo que ele tomará as necessárias ' providências para obviar aos males por Y. Ex.a apontados.

Aproveito a ocasião de estar com a palavra para pedir a V. Ex.a, Sr. Prosi--dento, o obséquio de, logo que soja possível, marcar para ordem do dia a interpolação que me anunciou o Sr. Dias da Silva, interpolação para quo há muito tempo mo declarei habilitado a responder.

Em volta dos bairros sociais, pois quo Osto é o assunto do que trata a interpolação, toiu-so criado uma atmosfera do sus-peiçõos quo é necessário esclarecer.

A-cresce, Sr, Presidente, que se me anuncia uma campanha pessoal na disposição e no propósito de levar-me a modificar as minhas opiniões ou a calá-las.