O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O" Gradar : — Ês-se" oficial tem uma -madeira d© ver politica de que" eu. discordo' absolutamente- ; mas. entendo* qtie exercer: represália» é s©mièárb.airo^ N§o compre--«{.ue s.® vai aplicar a, outro a^oiloi não queríamos q;tte se aplicasse emi

O orador nãa reviu.

O Sc. Híábrega; Quintal : — Se eu tives-s'e de1 me 'pronunciar sobre as- declarações do Sr. Miaistro da Guerra, diriaique' não concordava com elas. Se um ofieialí se eximiu a ir para a guerra e é reformado. por esse motivo, não faz- sentido* que fique no- exército o Sr. Araílcaír Mota,, que foi o maior defeetista do nosso exór-eitOv

Si% Presidenta: pedi a palavra paras preguntar a S*. Esr.a se já. ío-ram; demitidos d;G exército dois oficiais queí enu cartas apreendidas pela policia declaravam: estai? filiados na integra lismo lusitano. Nessas cartas os dois oficiais diziam que' efectuavam aquela filiação secretamente para mais à. vontade poderem trabalhar.

Certamente que o Sr. Ministro da. Guerra já demitiu estes oficiais.

Agrado®^ a resposta, de S. Es,.-

. O orado r não reviu.

O Sr. Ministro da Guerra (Held^r Ribeiro) : —-(Davi cara toda a- atençãa as considerações q.a'61 acaba de fazer o ST. Nóbroga Quintal, considerações que eu aâx>, esperava-, ©avir. d©> S. Ex..a, cf\is& tanto nespeitó- mostrou: sempre- ter pela, Constituição.

Efectivamente, eu não podia., apesar de toda a confiança que- a Câmara em ruim deposita, demitir os dois oficiais a q:ua S.. ExJ1 se refemjr,, poa- isso. que» não tiniu*, qaíalq^ter disposição de lei qfue tal . me- permitisse)., . .

Q Sr. Níáhrega. Quintali : creto do Sr.. José: Relvas-

Tmiha> o de-

Q- Qrador: — Esse; deccetó não podia ter aplicação ao caso de que se tua-ta, vistd> que. ele se: r.fèfejjff apenas, ao movi-% de; FeivereújQ de

O/ Sr.. Nió-bregja Quiatíalb — ^ Mas V. Ex..a pracedea ou; na©' contra êasíes. oficiais ?

Diário dcc Câmara dós Deputado*

O; Orador: — Siín senhor, tnafr dfentro do regulamento dísciplina/r'.

Eisr Sr. íVesidõKtej 'a itesgosta que eu tenhoj a dar ao Sr:, íTóbrêgá Quintal.

0 orador não reviu.

01 Sr. Plínio Siíva:— Ainda bem, Sr. Presidente", q-ue nt> Congresso dfa República se ventila a lei n.° 1:040 ô digo ainda bem, porque, de facto, ao Parlamento não pode- ser indiferente a campanha que a1 ela- se tem1 mo vido, fr, sobretudo", a. campanha q'úe,. a seu propósito, se tem feito contra o-Sr. Ministro da Guerra.

Não obstante o actual titular da pasta da Guerra ser meu adversário político, jamais deixarei de salientar' as altas virtudes de S. Ex.a e- os- seus> actos pratica-do'sr em prol( da- Pátria" e da República. (Apoiados). É por isso que vejo com desgosto a campanha que se tem feito contra a gerência de S. Ex.a a propósito duma lei que ningnôrn dé--bo-a intenção poderá afirmar que é uaia lei de exclusivo carácter político. (Apoiados}.

Eu' tive interferência; na discussão da referidaJei e conheço, por isso, muito bem, qual o seu espirito. A lei n.° 1:040 não foi feita ú-nicamentc para afastar do exército os oficiais que tivessem dado provas de hostilidade contra o regime republicano inas também aqueles que, sob qualquer pretexto, se eximiram a cumprir"o seu dever quer em França, quer1 tfrn África.

E nã:o houve mnguôm nesta Câmara que n-ão concordasse1 absolutamente' coni o- espírito dela, reconhecendo o fund'b de bons princípios morais que ela concretizava*.

Essa» lei sabem Y. Ex'.as e o Sr<_. p='p' foi='foi' ministro='ministro' e='e' da1='da1' discu-tida='discu-tida' largamente='largamente' ponderada.='ponderada.' guerra='guerra' q-w='q-w'>

Basta dizer que tendo sido dada duas vezes para discussão- nesta Câmara, em ordem do dia e começada a discutir, a Câmara, eateiídcfu- qiae devia- baixar ainda às respectivas comissões-.

Ténirse dito*. ®& [imprensa que a^ lei n-* J:040 é feita com o fim de acelerar a? pro^ iiMrçatf' de cactos militares ao1 genera-latb.