O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

para: salvar, determinadas- casas -bancárias-.

Toda a gente sabe que ao Banco Ultramarino foram emprestadas, quinhentas mil libras a um câmbio fixado.

O Sr. Rego Chaves:—Não foram emprestadas quinhontas mil-libras: foi feito .um depósito à ordem, pelo'Estado.

O Orador:—S. Ex.a apanhou-sc nas •cadeiras»- do Poder, e já não tala.. Jíi não há Banco Ultramarino- quo o faça falar.

Eu julgava- que a proposta de S. Ex/" servia- j)ara de alguma fornia salvar esta torra, e para acudir ás necessidades do País. no sentido de desenvolver as medidas de fomento.

Sr. Presidente: quando se trata de verbas para. obras- hidráulicas, ou. quais-•

Não há dinheiro para amanhar terras, para os bairros sociais, etc.., mas para -o exército e certos serviços extraordinários sempre aparece, é claro.

Por consequência não se justifica esta propôs-ta cie V. Kx.a; engenheiro, e que •sabe das necessidades- do País.

Nós. socialistas-, .votámos o aumento da circulação fiduciária- para. se empregar sónieiite nas indústrias..

Mus co.m. que tristeza vejo esta proposta, sobretudo 'apresentada polo- mais radical dos radicais- desta República.

Tenho dito..

O orador não reviu.

O Sr. Velhinha Carreia,: — Sr. Presi-<_1 tag0:_='_:_' de='de' fazer='fazer' adi='adi' voto.='voto.' inna.decla-racão='inna.decla-racão' a.='a.' p='p' para='para' tag1:nte='j:nte' simplesmente='simplesmente' palavra-='palavra-' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_' xmlns:tag1='urn:x-prefix:j'>

N ao estava preparado para entrar nesta discussão.

Pretendo- mandar para a Mesa uma pjjOpoíUa- de- emenda na altura conveniente,, sobre o artigo 1.°, para que. seja -apenas de cem mil coutos o aumento da -circulação fiduciária. Mais não»

Aclio que este Parlamenta faz muito mal na hora grave que passa, em dar esta autorização ao Governo». Isto, depois de durante meso.s> ter-s.e- dado ao País o. espectáculo que-, infelizmente tomos dadtrde K(.vaà0:votur iiénhuma. medida de finanças-, ^Apoiados).

Diário da Câmara dos Deputados

Aumentar a circulação fiduciária em duzentos mil contas é tornar mais precárias-as condições de vida das classes trabar-Ihadoras. Entendo, ser um mau serviço também' prestado ao país, e à República votar-se esta proposta, pelo reflexo quo inevitalmento traz ao nosso- credito nos países estrangeiros.

Sabe V. Ex.a, Sr. Presidente, que nas conferências internacionais que há pouco se realizaram, e onde mandámos delegados nossos, foi assente a necessidade de diminuir a circulação fiduciária ou evitar o seu aumento., e nós sem termos votado o orçamento., nem propostas de finanças, andamos a aumentar a circulação fiduciária sem ao menos cobrar os impostos que se deviam, cobrar,

Agora vamos de: ânimo leve aumentar a circulação fiduciária em 2íJQ:OQO coutos, o que tornará a vida ainda mais difícil para todos.

No entanto ha outros problemas que podem ser prejudicados com a discussão e votação desta proposta, porque ficando-se cora certeza de que o tesouro estará habilitado a fazer face aos. seus encargos, em quanto ôssas notas durarem não se voltará a falnr na questão financeira.

(Apoiados),

Como disse, não estou preparado para discutir, esta proposta e só quero como declaração de voto dizer quo entendo quo não devemos votar uma tal proposta depois do compromisso que tomamos nas conferências realizadas na Europa. - Por. não. reconhecer neste, momento ao Parlamento a competência para vqtar uma proposta desta natureza sem apreciar o problema financeiro, vou mandar parada Mexa, uma proposta reduzindo até 100:000 contos a quantia fixada na proposta, para poder ocôrjer às necessidades, do. Estado e o Governo poder cumprir o, seu doveiv.

Tenho- dito.

O orador não reviu.

Foi lida na, &{em e admitida a proposta do Sr. Velh,i'nJio Correia.

É a seguinte:

Proposta

Proponho que a. autorização a que-se refere o artigo 1.°, seja somente de 100:000 contos,