O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão âe 16 Je Dezembro de 1920

zessem mudar a orientação dos meus pro-pó>itos.

Todavia o assunto não corro directamente pela minha pasta, mas t>iin pela pasta do meu colega da «jíuerra.

Nada mais tenho pois a fazer do que transmitir a S. Ex.as as considerações que o Sr. Plínio Siha acaba de expor, juntando os meus votos aos seus, para que o projecto apresentado seja quanto antes aprovado o posto em execução.

O orador nào reviu.

O $r. Presidente:—O pedido do Sr. Plínio Silva, equivale a um pedido de urgência e dispensa de Kogimonto.

Nào posso tomar responsabilidade sobre ele, nem tam pouco a Cârcmra, porque pode suceder nào haver ainda parecer nessa ocasião.

S. Ex.a nào reviu.

O Sr. Plínio Silva: — 4V. Ex.a dá me licença?

O meu requerimento ó para que o projecto entre em discussão na primeira sessão de Janeiro, a tim de poder produzir os efeitos que se desejam.

O orador nào reviu.

O Sr. Ministro das Finanças (Cunha Leal j: — Sr. Presidente: eu não sei as combinações feitas entre os leaders. V. Ex.a podo diz.>r-me qual é o primeiro dia de sessão em Janeiro?

O orad.tr nã

O Sr. Presidente:— Não há ainda nada resolvido; todavia, naturalmente a Câmara não poderá funcionar nesta sala antes do dia 24 de Janeiro, por virrude de ter de ir para obras, a Hm do se comemorar o aniversário das Constituintes de 1820.

Doponde, no em tanto, duma combinação com o Sr. Presidente do Senado, pois que a sala das suas sessões naturalmente terá de sor ocupada alternadamente com esta Câmara.

S. Ex.a não reviu,

O Sr. Ministro das Finanças (Cunha Leal): — Agradeço as explicações de V» Ex.a, e apenas desejava lembrar, como Deputado, que talvez não haja tempo do se discutir o assunto»

O orador imo reinu.

O Sr. Presidente : — Eu não^ posso satisfazer o desejo do Sr. Plínio Silva som infringir o Regimento; no emtanto, se a Câmara conceder a urgência e dispensa do Regimento, será essa doliberaçào acatada.

/S. Ex.a não reviu.

O Sr. Vasco Borges:—Sr. Presidente: o projecto do Sr. Plínio Silva contém uma matéria, sem dúvida interessante e digna de ponderação e exame, mas que implica com um assunto de muita gravidade.

jii o próprio Sr. Plínio Silva que o reconhece, tendo declarado que para o seu projecto não pediria nem urgência nem dispensa do Regimento, polo que me convenci de que S. Ex.a emende que tal assunto precisa sor estudado com cuidado.

Sr. Presidente: o requerimento de S. Ex.a, nas condições em que. foi foito, é, a meu ver, contraditório, pois que ele corresponde virtualmente a um podido de urgência P dispensa do Regimento, vi

Nestes termos, porque se trata duma questão importante, visto contender com o problema que diz respeito à defesa nacional, entendo que tal projecto não de-c verá ser submetido à discussão'sem que sobro ele tenha recaído o estudo e o exa me das respectivas comissões.,

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:—Não ora possível discuti-lo no primeiro dia de sessão, visto quo, segundo o Regimento, nenhum projecto pode entrar om discussão sem quo o respectivo parecer tenha sido distribuído com quarenta e oito horas de antecedência.

S. Ex.a não reviu.