O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 24 de Janeiro de 1921

peito ao número de professores para cada escola.

Eu resolvi, então, mandar distribuir um questionário por todas as escolas primárias superiores, a fim de me habilitar a tomar as providências indispensáveis. Esse questionário, de que tenho aqui um exemplar, é um pouco longo, mas está inteiramente à disposição de qualquer Sr. Deputado que o deseje consultar. Eu tenho, porém, já a impressão de que essas escolas com a sua organização actual não servem para nada e que se torna necessário ou extingui-las^ ou transformá-las por forma a que elas possam ser úteis à instrução. Procederei conforme os resultados a que chegar a referida comissão, dando é claro, conta de todos os trabalhos a esta Câmara.

Quanto à nomeação de primeiros e segundos assistentes das Universidades, S. Ex.'a certamente ignora muitos factos que eu, como reitor duma - Universidade, conheço, pois me passam pelas mãos muitos processos instruídos com vários documentos, entre os quais o de bom republicanismo, passados pelas autoridades competentes, mas cuja facilidade em os passar é já sobejamente conhecida. E, então, de duas uma: ou o reitor não aceita esses documentos e desconsidera, assim, as autoridades que os passaram, ou os aceita e assume a responsabilidade dessas nomeações.

Quanto às juntas de sanidade e à conveniência da sua extinção a esta Câmara compete resolver. Não posso referir-me largamente ao assunto porque dele não tenho completo conhecimento, visto que ainda me não foi possível tomar conhecimento de todas as questões que correm pela minha pasta.

O orador não reviu.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): — S. Ex.a o Sr. Ministro da Instrução acaba de declarar à Câmara que, desde que sobraça a pasta da Instrução, ainda não fez qualquer nomeação para as Escolas Primárias Superiores ...

O Sr. Ministro da Instrução Pública

(Augusto Nobre): —Apenas fiz nomeações de professores interinos e essas mesmo mediante concurso.

O Orador: — Se o procedimento de S. Ex.a neste ponto é louvável, já não sucede outro tanto quanto ao que S. Ex.a tomou relativamente às transferências, por-. quanto estas se têm feito quási exclusivamente de escolas que funcionam para escolas que não funcionam.

Além disso eu sei que dentro em pouco se vai proceder a exames de admissão de professores para duas escolas. Ora se S. Ex.a aceitasse o meu ponto de vista, •mandando encerrar todas as escolas que não funcionam, implicitamente essas duas escolas seriam extintas e daí só resultaria um benefício para o Estado.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:—Vai entrar em discussão o projecto n.° 641-A.

Lê-se na Mesa e entra em discussão na generalidade.

-É o seguinte:

Projecto de lei n.° 641-A

Art. 1.° A encorporação militar dos mancebos que no ano de 1921 deviam receber instrução de recrutas nos períodos fixados pela legislação „ em vigor, fica adiada para a data a fixar em lei especial.

Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrário.

Sala das Sessões, de Dezembro de 1920.— Plínio Silva.

O Sr. Plínio Silva: — Sr. Presidente: não vou fazer referências à circunstância, que já tive ocasião de frisar nesta Câmara, de o Sr- Ministro da Guerra não ter comparecido nesta sala após as férias do Natal, porque estou convencido de que S. Ex.a dará todas as explicações necessárias para que a má impressão causada por essa ausência desapareça por completo.

Além disso não quero por forma alguma acirrar qualquer questão que nos leve a perder tempo inútil quê todos nós cons-tantemente afirmamos ser preciso e que é necessária aproveitar.