O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 16 de Março de 1921

27

O Sr. Piínio Silva: — Eu preguntei à Mesa duas ou três vezes se havia mais alguém inscrito sobre a generalidade do projecto, e se fiz a minha pregunta é porque a sessão continuaria e ...

Apartes.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente : — Se não resolvo hoje ôste incidente, não é por motivo de eu estar fatigado, é pela circunstância de estarmos já no período intitulado antes de se encerrar a sessão, tendo até dado a palavra ao Sr. Campos Melo, não me parecendo pois natural voltar à ordem do dia novamente.

Assim o incidente será resolvido amanhã.

S. Ex.a não reviu.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): — O projecto já está votado na generalidade.

Protestos.

O Sr. Alves dos Santos: — Peço a palavra para explicações.

O Sr. Presidente : — Tem a palavra para explicações o Sr. Alves dos Santos.

O Sr. Alves dos Santos (para explicações'): — Sr. Presidente: quando o Sr. Plínio Silva usava da palavra sobre o projecto, eu pedi a palavra em voz bom alta, e tanto assim que fui ouvido por alguns dos Srs. Deputados.

Depois fui para a Sala dos Passos Perdidos, e quando entrei nestn sala disseram-me que V. Ex.a tinha declarado que o projecto estava votado na generalidade.

Vozes: — Não pode ser.

O Orador: — Eu tinha pedido a palavra, repito, e contra o facto de mo não ser dada protestei imediatamente, e não prescindo do meu direito.

Eu não diria que havia pedido a palavra sem a ter pedido; assim como V. Ex.a não afirmava não ter ouvido, não sendo assim.

Mas V. Ex.a não pode dar-ma hoje, dô-ma amanhã.

O orador não reviu.

O Sr. Alfredo de Sousa:—Mas na discussão na especialidade. O orador não reviu.

O Sr. Aboim Inglês: —

O Sr. Presidente:—Tenho a declarar que não duvidei das palavras de V. Ex.a Mas o seu pedido de palavra hão foi ouvido na Presidência.

E V. Ex.a também me não ouviu fazer por mais duma vez a declaração de que não havia mais ninguém inscrito e se ia votar a generalidade.

S. Ex.a não reviu.

O Sr. António Granjo: —

. Vozes:—Não pode ser. Protestos ruidosos.

O Sr. Alves dos Santos:—Afirmo pela minha honra que pedi a palavra. Se ma não derem, reputar-me hei desconsiderado e vou-me embora.

Não desisto por cousa alguma.

Seria mais fácil renunciar o meu mandato do que desistir do meu direito.

O orador não reviu.

O Sr.. Pais Rovisco: — Se o Sr. Alves dos Santos se considera lesado nos seus direitos porque não falou não estando inscrito, nós, os que estamos inscritos para antes de se encerrar a sessão, julgamo--nos também lesados, porque V. Ex.a chegou a dar a palavra a um Deputado inscrito para antes de se encerrar a sessão.

Sendo assim, V, Ex.a não pode já voltar atrás.'

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:—E essa disposição do Regimento que estou defendendo. S. Ex.a não reviu.

O Sr. António Granjo: — Nilo pode sor. O orador não reviu.