O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

árío âa Câmara dos Deputados

a comissão encarregada de celebrar as festas do centenário da descoberta da Madeira 'afirmou ter a aquiescência do Sr. Presidente do Ministério, e foi apresentado nesta Câmara umx projecto de lei para dar a essas festas o carácter de nacionais, para poder tratar com os representantes doutros países, e ainda para a criação dama estampilha que seria só usada na Madeira, e que produziria receita para o Estado e tornaria as festas grandiosas.

Quando apresentei o meu projecto à Câmara tive ocasião de salientar "que a comemoração da descoberta • da Madeira era por igual a comemoração do -Início das nossas descobertas marítimas. Era, pois, interessante que o Estado auxiliasse essas lestas, para que elas se tornassem tam grandes como o facto que com elas se pretende comemorar.

Estou a ver que não haverá já tempo para a Câmara aprovar o meu projecto, a não ser que a comissão dê rapidamente o seu parecer ou que se discuta imediatamente o projecto, que aliás é já do conhecimento de todos, pois foi publicado há muitos dias no Diário do Governo.

Dizem-me que ó Sr. Presidente do Ministério se interessa bastante pelo êxito de tais festas, e, assim, eu peço a S. Ex.'1 que empregue os seus valiosos esforceis 'para que o meu projecto, possa ser dis-'cutido rapidamente, a fim de ser aprovado a tempo. Tenho dito.

O discurso será publicado na integra, revisto pelo orador, quando, nestes termos, restituir as notas taquigráficas que lhe foram enviadas.

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (António Maria d a Silva):—' Sr. Presidente: respondendo ao Sr. Pedro Pita, cumpre-me dizer, relativamente ao caso de alguém estar preso além • do prazo legal, que não conheço o assunto. Espero, pois, que S. Ex.a mo facultará elementos mais concretos para depois eu proceder conforme for de justiça.

No que respeita à comemoração da descoberta da Madeira, devo observar que é absolutamente verdadeiro eu ter prometido todo o meu apoio pessoal a essas festas e a intervenção legítima, que pode ter o Poder Executivo éin casos tais.

Pode S. Ex.a estar certo de que em-

pregarei toda a minha boa vontade no sentido do bom êxito das lestas. O orador não reviu:

O Sr. Pedro" Pita:—Agradeço a resposta do Sr. Presidente do Ministério, e sobretudo a promessa que faz de se interessar pelo brilho das festas que em breve vão realizar-se na Madeira.

O orador não reviu.

O Sr. Vasco Borges: — Pedi a palavra para enviar para a Mesa um projecto de lei. Dispenso-me de justificar a sua necessidade com quaisquer palavras, aléin das contidas no respectivo relatório que passo a ler.

O proiecto de lei vai adiante por extracto.

O Sr. Presidente consuha a Câmara sobre o pedido do Sr. Almada Ribeiro, para que a Câmara autorize que durante a sessão remia a comissão encarregada da remodelação dos serviços públicos.

foi autorizado.

O Sr. Presidente: — O Sr. Leote do Kêgo deseja tratar, em negócio urgente, e na presença do Sr. Presidente do Ministério ou do Sr. Ministro das Colónias, da situação da nossa colónia na África do Sul e das negociações com o Governo da União.

Os Srs. Deputados que autorizam queiram levantar-se.

Pausa.

O Sr. Presidente: — Está aprovado. Tem a palavra o Sr. Leote do Rego.

O Sr. Leote do Rego: — Começo por apresentar a V. Ex.a os meus cumprimentos. V. Ex.a, pelos primores do seu carácter, merece a consideração não só de todos os republicanos, raas de todos os portugueses.