O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 Diário da Câmara dos Deputados

Para a hipótese de o Govêrno não ter conhecimento dela por outra forma, peço a V. Exa. que envie àquele uma cópia da representação, e, no caso de não se julgar autorizado a isso, peço que consulte a Câmara sôbre êste ponto.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Vai entrar-se no período de

Antes da ordem do dia

Um àparte do Sr. Carvalho da Silva, que não se ouviu.

O Sr. Ministro do Comércio (António Fonseca): — Eu peço a V. Exa., Sr. Carvalho da Silva, que se dirija a mim em termos, ficando certo de que o facto de me encontrar nestas cadeiras não me inibe de responder a V. Exa.

Sussurro na sala.

Trocam-se vários àpartes.

O Sr. Carvalho da Silva: — V. Exa. é um ditador, e julga que o Parlamento tem de se lhe subordinar.

O Sr. Ministro do Comércio (António Fonseca): — Essa idea, em que V. Exa. está, de que os Ministros servem de pim-pam-pum é um êrro...

O Sr. Carvalho da Silva: — O Govêrno salta por cima de todos os contratos. Trocam-se muitos àpartes.

Vozes: — Ordem! Ordem!...

O Sr. Ministro do Comércio (António Fonseca): — Por cada palavra agressiva que V. Exa. me dirigir terá cinqüenta, porque eu sei replicar-lhe.

O Sr. Tavares de Carvalho (para interrogar a Mesa}: — Sr. Presidente: há cêrca de dois meses que me inscrevo para falar na presença do Sr. Ministro da Agricultura, sôbre a carestia da vida, compra de trigos e preço do pão.

Não o tenho conseguido, e como S. Exa. se encontra hoje presente, desejava que S. Exa. me dissesse...

O Sr. Presidente : — V. Exa. tem sido inscrito todos os dias. Mas «negócios urgentes» são urgentes e sobrepõem-se ao pedido de palavra para antes da ordem do dia. Tenho sôbre a Mesa dois pedidos de negócio urgente. Tenho de os submeter à votação da Câmara.

É o que vou fazer.

O Sr. Tavares de Carvalho: — Desejo tratar, em negócio urgente, do problema

da carestia da vida.

O Sr. Carlos de Vasconcelos: — Envio para a Mesa um pedido de negócio urgente para tratar da carestia da vida.

Entendo que o meu pedido de negócio urgente tem prioridade sôbre o do Sr. Carvalho da Silva.

O Sr. Plínio Silva: — Desejo usar também da palavra em negócio urgente e por isso peço a V. Exa. que me inscreva.

O Sr. Presidente: — Já inscrevi o nome de V. Exa. se tencionava, quando chegasse a altura de V. Exa. convidá-lo, nos termos do requerimento, a declarar qual o assunto do negócio urgente.

O Sr. Plínio Silva: — Peço a V. Exa. que me diga se o meu pedido de negócio urgente fica prejudicado com o pedido de inscrição para antes da ordem do dia.

O Sr. Presidente: — O pedido para inscrição para antes da ordem do dia não prejudica o pedido de palavra para negócio urgente.

O Sr. Carvalho da Silva: — Vejo que da parte de alguns Srs. Deputados há o desejo de se ocuparem da carestia da vida e, a não ser que a Câmara não saiba que há um Deputado que há cêrca de dois meses vem procurando tratar dêste assunto, sem o conseguir e, como possivelmente a Câmara pode votar não de harmonia — o que muitas vezes tem sucedido — com as exigências da opinião pública, não de harmonia com os interêsses nacionais, mas contra o pedido do Deputado, por ser monárquico, tenho a declarar que nenhuma dúvida tenho, desde que me seja garantido tratar hoje do assunto, de que, primeiro do que eu, falem os Srs. Deputados que quiserem falar.