O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 2 de Junho de 1924 5

de determinada quantidade de açúcar no Pôrto.

Pela minha parte, limito-me a declarar mais uma vez que transmitirei aos Srs. Ministros das Finanças e da Agricultura as considerações que S. Exa. fez.

Estou absolutamente certo de que êles toma-las-hão na devida conta, procedendo como é habitual e de justiça.

O Sr. Tavares de Carvalho referiu-se ao agravamento cambial nos últimos dias. S. Exa. ignora com certeza que o ambiente criado em oposição aos esfôrços do Oovêrno é o principal causador dêsse agravamento.

Referiu-se também S. Exa. à situação dos zangãos, que por vezes têm sido já perseguidos pelo Govêrno.

Sobre êste ponto, devo dizer que o Sr. Ministro das Finanças não deixará de providenciar com urgência.

Quanto ao caso passado na cidade do Pôrto, e a que V. Exa. aludiu, transmiti-lo hei ao Sr. Ministro da Agricultura, que providenciará sem hesitação, o quede-, resto costuma fazer sempre quando se trata de defender os interêsses do País é do consumidor.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Carlos Pereira: — Sr. Presidente: os jornais dizem que a nossa legação em Londres foi elevada a embaixada.

Representa êste facto, sem dúvida, um triunfo do Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros; no emtanto, já por aí se diz e se escreve em letra redonda,que, tendo sido nomeado embaixador em Londres o Sr. general Norton de Matos, o Ministro português que ali estava irá ocupar a legação de Paris, pois que, dizem também, êsse senhor tem as melhores relações pessoaes com o Presidente do Conselho de Ministros da França, Sr. Herriot.

Desejava preguntar ao Sr. Ministro dos Estrangeiros se, do facto, êsse «diz-se» é verdadeiro; se a amizade de dois homens pode ser superior aos Interesses dum País, ou se, pelo contrário, a dar-se êsse movimento na nossa diplomacia, êle seria proveniente do Sr. António da Fonseca, nosso Ministro em Paris, ter-se manifestado por forma a que o Govêrno se veja na necessidade do o substituir.

Creio que êste facto não se dá, mercê das brilhantes qualidades do espírito que ornam aquele nosso Ministro.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Domingos Pereira): — Sr. Presidente: era minha intenção vir a esta Câmara, comunicar (o que faço com vivo prazer) que efectivamente o Govêrno Inglês elevou a sua legação em Lisboa à categoria de embaixada, e que o Govêrno Português elevou também a sua legação em Londres à mesma cotegoria.

O Sr. António Maia: — Compressão de despesas.

O Orador: — Êste facto, suponho que é para ser considerado por todos os portugueses como uma manifestação do que a Inglaterra, a poderosa Nação amiga e aliada de Portugal, tem pela terra, portuguesa, pela Pátria portuguesa e pela República Portuguesa - uma alta consideração.

As negociações que as duas chancelarias entabularam para êste resultado vêm desde muito tempo.

O actual Presidente da República, quando Ministro de Portugal em Londres, sob as instruções do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, procedeu a negociações e travou conversação com o Foreign Office, que foram dirigidas pelo o alto patriotismo e a alta inteligência que caracterizam o Sr. Teixeira Gomes.

Isto prova quanto S. Exa. se empenhou junto do Foreign Office para que o compromisso da Inglaterra se efectivasse, e se efectivasse com toda a honra e prestigio para nós.

Apoiados.

É justo não esquecer que o actual Ministro de Portugal em Londres iniciou a sua carreira diplomática no pôsto difícil, como é o do representante do Portugal em Inglaterra, com todo o brilho, pondo em relevo nas suas negociações com o Foreign Office as suas altas faculdades de inteligência e patriotismo.

Evidentemente que tais triunfos não podem conseguir-se se as circunstâncias do país no estrangeiro não forem inteiramente favoráveis ao seu nome. Os esfor-