O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 Diário da Câmara dos Deputados

Está aberta a sessão.

Vai ler-se a acta.

Eram 15 horas e 20 minutos.

Foi lida a acta.

Dá-se conta do seguinte

Expediente

Carta

Do Sr. Alberto Xavier, declarando que se desliga do Grupo Acção Republicana, tomando na Câmara dos Deputados a posição de independente.

Para a Secretaria.

Ofícios

Do Ministério da Guerra, pedindo para ser inscrita no orçamento do mesmo Ministério a quantia de 70.000$ para um picadeiro e gimnásio coberto no Colégio Militar.

Para a comissão do Orçamento.

Do Ministério das Finanças, enviando 18õ exemplares das notificações à proposta orçamental de 1924-1925.

Para s Secretaria.

Do Sr. João de Sousa Carvalho, pedindo a comparência do Sr. Francisco da Cunha Rêgo Chaves, no dia 8, na Direcção Geral das Alfândegas.

Arquive-se.

De um grupo de combatentes da Flandres e África, pedindo amnistia para todos os combatentes da Grande Guerra.

Para a Secretaria.

Representação

Da Câmara Municipal do Portimão, pedindo que seja esclarecido o § único do artigo 4.° da lei n.° 1:640.

Para a Secretaria.

Telegramas

Dos combatentes da guerra, do Pôrto, pedindo amnistia em comemoração do armistício.

Para a Secretaria.

Da Câmara Municipal do Seixal, pedindo a aprovação da obra governativa do actual Ministério.

Para a Secretaria.

Do Centro Republicano de Águeda, dos pais dos alunos e da Câmara Municipal de Águeda, protestando contra a extinção da Escola Primária Superior daquela vila.

Para a Secretaria.

Do Sindicato Agrícola de Arcos de Valdevez, pedindo para serem atendidas as reclamações da Associação Comercial de Lisboa.

Para a Secretaria.

De Júlio de Sousa e outro de Vila Nova de Paiva, pedindo para ser negada aprovação ao projecto de lei concedendo às filhas solteiras dos professores primários certas regalias.

Para a Secretaria.

Requerimento

Da Sociedade «Mealheiro do Povo», do Pôrto, fazendo considerações sôbre a lei do inquilinato.

Para a comissão de legislação civil e comercial.

O Sr. Presidente: - Vai entrar-se no período de

Antes da ordem do dia

O Sr. Pires do Vale: — Sr. Presidente: pedi a palavra estando presente o Sr. Ministro da Instrução, a fim de chamar a atenção de S. Exa. para dois assuntos, aliás do pouca monta, e por isso peço a S. Exa. que me desculpe ocupar o seu precioso tempo com cousas mínimas de que não costumam curar os pretores.

Desde que a política está infestada duma multidão de homens de génio, de grandes talentos, de formidáveis capacidades, acontece que as pequeninas cousas, as tais chamadas mínimas e insignificantes, são constantemente prejudicadas, e acontece também que a soma dessas cousas mínimas redunda quási sempre num prejuízo nacional muito importante.

É assim que a nossa obra de fomento tem sido descurada e é assim que as reclamações locais, por mais legítimas o fundamentadas que sejam, por mais nacional que seja o seu objectivo, não são atendidas, porque os homens públicos preocupam-se só com grandes cousas,