O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 Diário da Câmara dos Deputados

foi escrito por mim, e não polo morto querido, cuja memória ou hei-de sempre respeitar.

Nunca nosso jornal se disse que o Sr. Ferreira da Rocha havia sido o autor do regulamento mandado publicar pelo Sr. Ministro das Finanças.

O que ali se disse foi que o Sr. Ferreira de Rocha havia cometido um êrro de tática, êrro que havia permitido ao Sr. Ministro das Finanças a publicação dêsse regulamento.

O Sr. Ferreira da Rocha: Só foi V. Exa. o autor de tudo quanto se escreveu nosso jornal, ou V. Exa. não se lembra já do que escreveu, ou alguém mais escreveu som V. Exa. saber.

O Orador: — V. Exa. está com certeza equivocado.

V. Exa., por um êrro de argumentação, colocou o Sr. Ministro das Finanças na obrigação do publicar aquele diploma, pois que o Sr. Ministro declarou numa entrevista, vinda a lume na imprensa, se a memória mo hão falha, que tinha publicado o regulamento por uma imposição parlamentar, em consequência da moção que tinha aqui sido votada.

O Sr. Ferreira da Rocha (interrompendo): - Para mostrar a V. Exa. que não estou equivocado, vou ler à Câmara algumas passagens de uns artigos que aqui tenho.

Leu trechos vários do «Correio da Manhã».

O Orador: - Sr. Presidente: o que se vê é que o Sr. Ferreira da Rocha, se bem que já aqui tivesse dito que não era leitor do Correio da Manhã, e é ao ponto de guardar os artigos que nele se publicam, com o que muito folgo.

De resto, Sr. Presidente, S. Exa. não veio senão demonstrar que aquilo que eu disse é puramente a verdade.

O Sr. Ministro das Finanças foi colocado na situação de publicar o regulamento por uma imposição parlamentar, conforme S. Exa. foi o próprio a declarar.

Tenho dito.

O orador não reviu.

Antes de se encerrar a sessão

O Sr. Pinto Barriga: — Sr. Presidente: desejava chamar a atenção do Sr. Ministro das Finanças para um requerimento, feito pela polícia do informação, sôbre o pagamento de transportes em carros.

Em quanto as outras policias se fazem transportar gratuitamente, esta não tom semelhante regalia; e, porque me parece do todo o ponto justa a reclamação formulada, peço para ela a atenção de V. Exa.

Tenho dito.

O Orador não reviu.

O Sr, Ministro das Finanças (Pestana Júnior): — Ouvi as considerações do Sr. Pinto Barriga, e devo dizer que, quando a reclamação dêsses serventuários do Estado me fôr apresentada, estudá-la hei com atenção e procederei conforme fôr do justiça.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — A próxima sessão, é amanhã, às 14 horas, com a seguinte ordem de trabalhos:

Antes da ordem do dia:

A do hoje.

Parecer n.° 190, que cria o Montepio dos Sargentos de Terra e Mar.

Parecer n.° 124, que estabelece a antiguidade dos sargentos nomeados para empregos públicos.

Ordem do dia:

A de hoje menos o parecer n.° 196.

Parecer n.° 799,. que cria na freguesia de Barcarena uma assemblea eleitoral.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 40 minutos.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão

Projecto do lei

Do Sr. Deputado Pinto Barriga, concedendo aposentação extraordinária, com os vencimentos o melhorias correspondentes,