O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 Diário da Câmara dos Deputados

indispensável para os gabinetes em que se ministra o ensino das sciências naturais, da química, da física e das sciências geográficas, essas propinas são, positivamente, como que uma gota de água. . .

O Sr. Presidente: - Deu a hora do se passar à ordem do dia.

V. Exa. deseja ficar com a palavra reservada?

O Orador: - Desejo ficar com a palavra reservada.

O orador não revia.

O Sr. Presidente: - Vai entrar-se na ordem do dia.

Está a acta em discussão.

Se ninguém pede a palavra sôbre ela, considero-a aprovada.

Foi aprovada a acta, sem discussão.

Últimas redacções

Do projecto do lei n.º 721, que autoriza o Govêrno a ceder à comissão dos padrões o bronze e fundição para os padrões-monumentos de la Couture, Loanda e Lourenço Marques.

Dispensada a leitura da última redacção.

Remeta-se ao Senado.

Do projecto de lei n.° 766, que autoriza a Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, concelho do Castelo Branco, a alienar o prédio denominado Malhada de Santa Àgueda.

Dispensada a leitura da última redacção.

Remeta-se ao Senado.

Do projecto de lei n.° 883, que estabelece providencias sôbre marinha mercante.

Dispensada a leitura da última redacção. >

Remeta-se ao Senado.

Do projecto de lei n.° 907-F, que abre um crédito de 1:000.000$ a favor do Ministério do Comércio, para refôrço da verba do capítulo 5.° do artigo 25.° do Orçamento do actual ano económico, sob a epigrafe "Construção, reparação, melhoramentos e conservação dos edifícios públicos".

Dispensada a leitura da última redacção .

Remeta-se ao Senado.

ORDEM DO DIA

O Sr. Carvalho da Silva (para interrogar a Mesa): - Sr. Presidente: eu pedia a V, Exa. o favor de me informar o que há acerca dos documentos relativos à sindicância ao Ministro de Portugal em Berlim.

Sabe V. Exa. que há já um mês a Câmara resolveu que fossem publicados no Diário do Govêrno, além do relatório do sindicante, o parecer do concelho disciplinar e o despacho ministerial lançado sôbre êsse parecer.

Como ainda o Diário do Govêrno não publicou nenhum dêsses documentos, eu pedia, repito, a V. Exa. o favor de me informar o que há sôbre êles: se o Ministério doa Estrangeiros lhos enviou já o qual a razão por que não foram ainda publicados no Diário do Govêrno, como a Câmara resolveu há já mais do um mês.

O Sr. Presidente: - Chegaram na quinta-feira última, e foram imediatamente para a Imprensa Nacional.

O Sr. Presidente: -Tendo falecido o avô do ilustre Deputado Sr. Nuno Simões, proponho que na acta se lançe um voto de sentimento.

Vozes: - Muito bem, muito bem.

O Sr. Presidente: - Considero-o aprovado.

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro das Finanças (Vitorino Guimarães): - Sr. Presidente: como é do conhecimento da Câmara, levantou-se uma divergência entre os membros do Govêrno e o ex-Ministro da Guerra, que fazia parto dêste Gabinete, o Sr. general Vieira da Rocha.

Quero acentuar mais uma vez que essa divergência foi apenas de carácter político e que nenhuma ligação teve com a forma como foram dirigidas as opera-