O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

29 de Abril de 1920

-35

Godiuho entendeu que não estava bem e começou por guiar toda a gente e fez com que todos ficassem sujeitos à sua vontade.

O Sr. general da divisão chamou os representantes dos jornais e muito amavelmente lhes disse que a censura tinha acabado, tuas que continuava a haver a suspensão dos jornais.

U Sr. Ministro do Interior e a figura mais sinistra da situação.

Não apoiados.

O Sr. Ministro do Interior (Vitorino Godinho):—j V. Ex.a até gosta de mim! -Eu sei-o muito bem !

O Orador: — O Sr. Ministro do luteiior é partidário da censura. Porquê'?. . . Porque também o Sr. João de Barros, qnan-do Ministro dos Estrangeiros, entendeu dever censurar no processo do Sr. Veiga Simões aquilo que este senhor dizia de S. Ex.a. . .

Risos.

A censura também foi levada junto do Ministério dos Estrangeiros.

Vozes: — Está fora da ordem !

O Sr. Hermano de Medeiros (em àpai-te): — ! Ora cale-se, Sr. Talares de Carvalho !

O Orador: —Ai está porque S. Ex.a ó , partidário da censura. Também a quis no Ministério dos Estrangeiros, j E como se cortaram a tinta encarnada, paia que ninguém mais as veja, as palavras que eram ditas a respeito de S. Ex.", S. Ex.a entendeu que a mesma censura devia ser feita para os jornais !

Apoiados.

Querem pisar a opinião pública, a liberdade de pensamento de que se dizem os defensores. . .

O Sr. Ministro do Interior (Vitorino Godinho) (interrompendo):—j. . . Se pisasse V. Ex.a, não pisava grande cousa!

O Orador: — j Ele ai está a revelar-se I Ele aí está! Risos. Apoiados das direitas.

Sr. Presidente: o Sr. Mkiistro do Interior, di/endo que tinha acabado com a censura, resolveu restabelecê-la com a agravante de que a restabeleceu sem ter, ao menos, a sinceridade do confessá-lo! O Si. Vitorino Godinho, uma das pessoas que melhor possui as condições precisas para acirrar ódios, para estabelecer, por-tauto, a'desordem (Calorosos apoiados das direitas e não apoiado1) das esquerdas) mandou que a todos os jornais fosso oa-viado um policia a casa da máquina. E diz:

Demora-se hora e meia na leitura do jornal e depois diz-se:

a j Pode sair ou não pode», conforme a S. Ex.a lhe apetece! Isto n3o Ó censura!?...'

Ah! Sr. Presidente! j Quanto isto tem de revoltante, quanta falta do \erdade encerra aquela feição que o Sr. Vitorino Godinbo co"stuma pôr em todas as suas cousas, acabando mais uma vez de dar a triste prova disso!

, Com a negação absoluta de todas as qualidades precisas para se ser Ministro, S. Ex.a ó uma pessoa que só irnta, só provoca, e que só fomenta, portanto, a desordem!

5E é S. Ex.a o Ministro do laterior, um dos mentores do Governo, que V. Ex.as querem deixar armado com autorizações para perseguir toda a gente, para vexar toda a gente, para pisar uma po-pulaçilo inteira?

Sr. Presidente: ainda ontem se deu a suspensão de O Século, suspensão que de nenhuma forma pode justificar-se, porque nem ao menos atenta na disposição da Constituição, que diz que ninguém pode ser sentenciado senão pela autoridade competente e na forma que a lei pres-cieve.