O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 Diário das Sessões do Senado

cendência dessa nobre raça de heróis que em Aljubarrota, Montijo, Montes Claros e em tantas outras pugnas perduráveis glorificou o nome português.

E o mesma digo do nosso marinheiro, porque o valoroso esfôrço da marinha portuguesa, conjuga-se com o valoroso esforço do exército, sempre que necessário defender a terra portuguesa ou engrandecer o nome de Portugal.

Assim é que ao mesmo tempo, ao declinar da guerra, soldados portugueses entram triunfantemente em Lile e marinheiros portugueses representem no Atlântico, no mar dos Açores, uma das mais emotivas tragédias, de que resará a História.

Soldados portugueses delirantemente ovacionados e beijados por uma grande população liberta, emfim do opressor, compartilham da gloria de desfraldar a bandeira tricolor na cidade, reconquistada e marinheiros portugueses salvam, o S. Miguel e salvam centenares de vidas, em troca da vida do seu prestigioso comandante, o protagonista da tragédia, o heróico primeiro-tenente Carvalho Araújo e perdem tambêm a sua pequenina embarcarão, que eles amavam mais do que a própria vida, porque em todos os mares representava um trecho da sua Pátria muito querida.

Calorosamente, pois, saúdo e exército português de terra e mar.

A nossa secular aliada, a Inglaterra, cujo glorioso pavilhão tremia nas poderosas esquadras, que dominam os mares e num vasto império, que só estende por todos os continentes e arquipélagos, a homenagem das minhas saudações.

Admirável povo aquele em que o espírito do sacrifício voluntário tem o condão de conduzir, desde o começo da guerra aos pontos mais arriscados das linhas da batalha e dos serviços de enfermagem nos hospitais e ambulâncias, alta finança britânica e a, fina flor da nobreza sem distinção de sexos.

Apôs elas e sugestionadas pelo exemplo, legiões de homens validos acorrem a alistar-se em sucessivos corpos de exército, facilitando assim a execução de novas leis, que profunda e radicalmente alteram antigos usos e costumes do império.

Admirável povo aquele, cuja alta compreensão do dever cívico, educada, por
estadistas, de alta envergadura e fortalecida por inexgotáveis riquezas, consegue operar durante a guerra todos êsses privilégios de recrutamento militar, de organização, de mobilização, de navegação aérea e submarina e, emfim, de inteligente, metódica e pertinaz preparação e realização da vitória.

Calorosamente saúdo a gloriosa França, nossa irmã muito querida pelas afinidades de raça, de educação e de predileção espirituais.

As águas do mesmo oceano beijam e acalentam as costas marítimas de Portugal e da França e se o sol, quási sempre velado por nuvens, que a vivifica não tem o brilho; do nosso lindo sol de rubis, a civilização sabe compensá-la com fulguram coes de incomparável encanto.

Grande povo de sonhadores e de poetas, como nós, a sua despreocupação e imprevidência foram briosamente redimidas pelo espírito de sacrifício, pelo valoroso esforço e inexcedível bravura com que poderosamente contribuiu para a vitória do Direito, e da Justiça.

Enternecidamente saúdo a heróica Bélgica, cujo valoroso exército conseguiu parar a primeira furiosa investida do invasor.

Sem essa destemida, e memorável resistência, os primeiros grandes acontecimentos da guerra europeia ter-se hiam desenrolado de modo diferente e quem sabe se o direito da fôrça, preconizado, por Bismarck, teria, quando menos, retardado a vitória dos aliados!

Mais ainda do que as riquezas em cunha, e ferro daquele abençoado torrão, mais e muito mais do que o notabilíssimo progresso das indústrias metalúrgicas e da fabricação das lindas rendas e afamados tecidos, vale o formoso carácter belga educado nos sãos princípios da religião e da moral.

Um dos seus mais belos predicados, a honradez, a lealdade, se espalha, na alma daquele nobre povo.

Em todos os lugares dêsse lindo país encostado a, montanhas coroadas de neve e que, alongando-se pelo Mediterrâneo, permite que nele se debrucem e espelhem belas estâncias de arte e de trabalho como Génova, Veneza, Trieste e outras em toda a Itália tem ressoado nestes dias de festa Alegres cantigas de vitória, como se