O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

O Sr. Oriol Pena (.para interrogar a Mesa): — Sr. Presidente: visto que contra deliberações anteriores se votou já que entrasse antes da ordem do dia na discussão de alguns projectos e que a meu ver está marcada em tabela para antes da ordem do dia a discussão de um outro projecto, eu pregunto se o que está marcado na tabela tem preferência ou se são estes quo foram agora votados?

O Sr. Presidente: — O primeiro a ser discutido é o 420 e depois todos estes.

O Sr. Herculano Galhardo (para interrogar a Mesa): —Sr. Presidente:

O Sr. Presidente: — Sim senhor.

O Sr. Carlos Costa {para interrogar a Mesa):—Sr. Presidente: eu pedia a V. Ex.a o favor de me dizer se essa autorização para os projectos serem discutidos antes da ordem do dia é só válida para hoje ou só fica para o antes da ordein do dia das sessões seguintes?

Eu fui o primeiro que pedi a palavra para um requerimento. V. Ex.a deu a palavra a todos e fiquei no esquecimento.

O Sr. Presidente: — Não tenho nota de V. Ex.a ter pedido a palavra; como há um tempo para cá todos os Srs. Senadores querem falar ao mesmo tempo daí vem este resultado.

O Orador: — Não reclamei porque supus logo que não tinham ouvido na Mesa o meu pedido.

O Sr. Catanho de Meneses: — Sr. Presidente: é esta a primeira voz antes da ordem do dia que eu me posso dirigir ao Senado, para lhe agradecer extremamente cativado o voto, da iniciativa do meu ilustre amigo Sr. Dr. Pereira Gil, voto de congratulação pelas minhas melhoras.

A maneira como o Senado acolheu esse voto é cousa que me prende de tal modo que a minha gratidão será indelével para com o Senado. São cousas que se não esquecem, e creia o Senado que eu guarda-

rei no íundo da minha alma uma recordação do agradecimento para com aqueles que, representando os diversos grupos desta Câmara, se associaram a este voto.

Eu sei que essas pessoas foram, por parte da maioria nacionalista, o Sr. Dr~ Vasconcelos. Agradeço profundamente reconhecido a sua gentileza, e o mesmo faço ao Sr. coronel Mendes dos Reis.

Falta-me agradecer também ao mea ilustre amigo o Sr. Vicente Ramos o obséquio de se ter associado a esse voto de-congratulação.

Ia-me escapando o Sr.. Dr.. Querubim Guimarães, por parte do Partido Monárquico desta Câmara que se associou em palavras quo muito me sensibilizaram, a esse voto de congratulação, e o mesmo-fez em termos muito cativantes o Sr. Cónego Andrade.

A todos, o meu grande e eterno reconhecimento.

O Sr. Pereira Osório: — Sr. Presidente : pedi a palavra para propor um voto de sentimento pelo falecimento do nosso antigo companheiro desta Câmara, Sr. Dr. Armando de Freitas Ribeiro de Faria, pessoa que a toda a Câmara mereceu a maior estima e consideração, pelas suas qualidades de inteligência, ma& sobretudo pelas suas qualidades de bondade e honorabilidade.

O Sr. Augusto de Vasconcelos:—Em nome do Partido Nacionalista associo-me ÊO voto proposto.

O Sr. Dr. Armando de Faria era uma criatura distinta, e qne milhava nas fileiras do Partido Liberal. Como seu antigo correligionário e amigo' associo-me ao voto proposto.

O Sr. Mendes dos Reis :*—Para me as-sociar ao voto de- sentimento proposto pelo Sr. Pereira Osório*

O Sr. Dias de Andrade:—Sr. Presidente : é para mo associar em nome da mino-aia católica ao voto de sentimento proposto.