O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

bom resultado da operação que sofreu o Sr. Abílio Soeiro, e fazemos volos pulas suas prontas melhoras.

O Sr. Procópio de Freitas: — Para me associar ao voto proposto pelo nosso colega Sr. Catanho de Meneses prlas melhoras do nosso ilustre coloca Sr. Abílio Soeiro.

O Sr. Oriol Pena:—En: nom: da minoria monárquica, associe-ano 20 voto proposto pelo bom resultado ca melindrosa operação que sofreu c nosso iliibtre colega, e desejamos-lho ripidas melhoras.

O Sr. Vicente Ramos: — Sr. PvesiGen-te: em meu nome pessorl, associo-me com grande prazer ao voto proposto pelo Sr. Catanho de Meneses, í.(.:ompt.nl:aido este meu voto os rnens m ai 5 s'ncercs desejos para que o Sr. Abílio Soeiro brevemente venha ocupar o seu lugsr nesta Câmara.

O Sr. Presidente considerei o voto rfe congratutxção aprovado ewxsta J-i .i\c.ni-'/'estação unânime da Câmara,

O Sr. Mendes dos Reis: — Sr. Presidente: requeiro a V. Ex.íl (tie o projecto de lei n.° 605, referente a impostos sobre o invólucro dos tabacos, ?sjr, f::seutido em primeiro lugar na prime ira ] urte da ordem io dia, porque é um essintD urgente e traz receita para o j?,-ra; < .

O Sr. Procópio de Freitas: — Sr. rre-sidente: parece que este projecto ~raz receita para o Estado, mas a vcidtile ó que tambám está em discm^ãc una proposta relativa à Madeira, que tanioóm deve >er discutida ra.pidaner.te, porque interessa à população duma ilha -'uter-a.

O Sr. Aragão e Srito : — br. Prasiuen- * te: é para, dizer a V. EX.Í!- qu

Parece-me que não deve ÍJ.--T preterida essa 'discussão.

O Sr. Augusto de Vasconcelos:—Ês&e projecto pode ser discutido ante1', da ar-

dem, cora o que concordo; discordando, poré u, que se vá preterir um projecto da ordem do dia. que já ostá até em discussão.

M\n'fos apoiados.

O Sr. Presidente . — Então, se \r. Ex.as concordam, fica o projecto para ser discutido no período «antos da ordem».

*\/trovado.

O Sr. Artur Costa : — Eu requeria a Y E^.a que consultasse a Câmara sobre só permitia que entrasse em discussão, logc a seguir ao projecto u.° 605, o projecto r_.° 482, que diz respeito aos Bairros Sociais, que é também de grande oportunidade e -grandíssima urgência.

O Sr. Presidente : — Para antes da ordem do dia já estão marcados cinco projecto;?. Parece-me que não há tempo para tanta cousa.

O Sr. Mendes dos Reis ?~>ediu dispensa da leitura pjra a proposta n.° 60õ.

A: r ovado.

Aprovado na generalidade.

Ap-* \vado o artiyo 1.°

Posto à discussão o artigo 2.°

•O Sr. Aragão e Brito: — Eu gostava que me explicassem o que era tabaco posto à venda. <_ à='à' como='como' que='que' é='é' tabaco='tabaco' o='o' p='p' posto='posto' venda='venda' está='está' armazenado='armazenado' também='também' considerado='considerado'>

Pedia ao Sr. relator o favor de me explicar este assunto.

O Sr. Mendes dos Reis (relator): — Respondendo h observação do Sr. Aragão e Brito, tenho a dizer que tabaco posto à T?iulf, ó o que se vende a retalho.

O Sr. Aragão e Brito : — Depois dos esclarecimentos dados polo Sr. Mendes dos Bois, relator desta proposta de lei, decla-ro-rre satisfeito.

Pc.?í9 à votação o artigo 2.°, foi aprovado.

P-o.itos à votação o.^artigos 2.° e 4.°, f ara/n apr orados.

O Sr. Mendes dos Reis (para UM requerimento):— Requeiro dispensa, da leitura da última redacção.