O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário

Sessões do Senado

O Sr. Presidente:—Quando pus à votação o requerimento do Sr. Artur Costa, irisei tem que era com preterição cOs-tes quatro projectos que es':Lo marcados par^ antes da ordem do dia.

O Sr. Medeiros Franco (sobre o modo de votar j:—E apenas para dizer ao Sr. Augusto de Vasconcelos que, quando o Sr. Artur Costa requereu que entrasse em discussão, antes da ordem do dia, a proposta de lei n.u 482, S. Ex.a, em resposta a uma pregunta do Sr. Probidente, úihse que o sea requerimento era ?ara (pó esta proposta entrasse em discussão logo que fosse aprovada a dos tabacos.

O Sr. Afonso de Lemos i sobre o modo de votar]: — Sr. Presidente: há cinco dias que estilo inscritos para serem discutidos antes da ordem do dia qustro projectos que não há maneira de consoguir cue sejam votadís.

Um desses projectos é da autoria do Sr. Ernesto Navarro, referente a eapr-ji-tadas.

O que falta apenas votar é unui emenda, que tem parecer favorável da íiecçfto.

A aprovação dessa emeiicr- é de uma grande urgência, porque os concursos que se têm feito ultimamente têm ficado desertos.

K a última sessão eu tive uma cuiiversa com. alguns Srs. Senadores e ficou assente que as deliberações do Sanado devo m ser respeitadas, e não andarmos a aprovar hoje que um projecto entre em discussão e amanhã resolvermos o contrário.

Tpnho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Pereira Osório :— Concordo <_.oai que='que' de='de' augusto='augusto' aprovação='aprovação' srs.='srs.' resulta='resulta' projecto='projecto' dano='dano' ma='ma' exposta='exposta' um='um' lemos='lemos' s-='s-' não='não' doutrina='doutrina' pela='pela' a='a' pelos='pelos' razão='razão' e='e' irreparável.='irreparável.' transi='transi' j='j' o='o' vasconcelos='vasconcelos' p='p' deste='deste' afonso='afonso' da='da'>

O Sr. Augusto de Vasconcelos:—COZE o o caso é urgente, este lado da Cíitniira vota os dois projectos de lei.

O Sr. Artur Costa:—Este lado da Camará está de acordo em que seja ciscuti-to o projecto de lei relativo às empreitada*.

K posto à votação o voto da secção, ré-latico à elimÍ7iação, sendo aprovado.

E úispensada a leitura da última redacção a pedido do Sr. Pereira Osório.

E lido e entra em discussão o projecto de lei n.° 482, relativo aos Bairros Sociais.

Como ninguém peca. a palavra, é posto à votação na especialidade, sendo aprovado.

Lê-se e entra em discussão o artiao- 1.°

f

O Sr. Joaquim Crisóstomo:—Mando pLra a Mesa uma proposta de eliminação.

E lida e admitida.

O Sr. Medeiros Franco :— Concordo inteiramente com a eliminação proposta pelo Sr., Joaquim Crisóstomo dos n.os 2.° e 3.° do artigo 1.°

O Sr. Ministro do Trabalho (Lima Duque):— Também concordo.

P o fita à votação a proposta de eliminação, é aprovada.

E aprovado o artigo 1.*, salva a eliminação.

São sucessivamente lidou e aprovado**, sim discussão, os restantes artigos.

È dispensada a leitura da última redctc-£•70

O. Sr. Fernandes cie Almeida :— Sr. Presidente : fui encarregado polo Centro Transmontano do Rio de Janeiro de promover um inquérito aos trabalhos de assistência pública nu província do Trás-os-Montos.

Para dar início a esse trabalho, careço do q no me seja dada resposta às pregun-tas que formulo nesses requerimentos aos Ministérios da Agricultura, Instrução e Trabalho.

Peço, portanto, a V. Ex.a que mando expedir imediatamente' estes requerimentos a fim de que mo sejam satisfeitas com a maior brevidade possível essas petições.

O Sr. Joaquim Crisóstomo:—Sr. Presidente : segundo noticiaram hoje os jornais, o preço das taxas, dos eléctricos foi elevado em 60 por cento.