O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de '27 de Abril de 1925

5

extraordinária da proposta orçamental do segundo dos 'referidos Ministérios para o ano económico de 1924-1925.

Art.. 3.° Fica revogada a legislação em contrário.

O Sr. Presidente: — Os Srs. Senadores que aprovam o requerimento tenham a bondade de se levantar.

O Sr. Mendes dos Reis (sobre o modo de votar}: — Sr. Presidente: esto modo de trabalhar do Senado não está de harmonia nem com a dignidade nem com o prestígio desta casa do Parlamento.

Exige-se do Senado que trabalhe do uma maneira que nílo corresponde às praxes parlamentares.

Eu bern sei que há circunstâncias de momento, que muitas vezes nos.obrigam a proceder assim.

O Sr. Ministro das Colónias ainda há poucos dias, com grande poder de'sugestão o principalmente com grande poder de convicção, levou o Senado a votar a proposta de lei relativa ao financiamento do Angola, numas condições especiais.

O Sr. Ministro das Finanças, pondo diante de nós uma data que se não podia exceder, levon também o Senado a votar, quási sem discussão, a proposta do lei referente ao novo rogimo dos fósforos.

O Sr. Presidente:—• Lembro a V. Ex.a que a proposta ainda não está em discussão, e que V. Ex.a pediu a palavra sobro o modo de votar.

O Orador:—Só V. Ex.a, Sr. Presidente, não consente que ' eu • faça mais considerações, eu termino já, mas decla-ro que, na discussão da especialidade, mandarei para a Mesa propostas do emenda, como protesto do mo ter sido retirada a palavra.

O Sr. Silva Barreto (sobre o modo de votar): — Sr. Presidente : pedi a palavra unicamenie para esclarecer o Sr. Mendes dos Reis, que naturalmente não sabe que o Senado já só ocupou desta proposta de lei e que, por proposta do Sr. Ribeiro de Melo, resolveu que se pedissem informações à contabilidade sobre a aplicação do crédito que consta da proposta de lei, cuja discussão eu requéri.

. Junto à proposta encontram-se as informações pedidas e, como a Secção já •deu o seu parecer há dois ou três dias, .estando, por consequência, satisfeitos os preceitos do Regimento do Senado, eu não tive dúvida em fazer o meu requerimento.

O orador não reviu.

Foi aprovado o requerimento.

O Sr. Ribeiro de Melo: — Requoiro a contraprova.

Feita a contraprova, foi igualmente aprovado o requerimento.

Foi lida na Mesa a proposta do Sr. Ministro das Colónias, pára a eleição do governador geral da índia.

E a seguinte:

Nos termos do artigo 25.° da Constituição Política da República Portuguesa, tenho a honra de propor Governador Geral do Estado da índia o capitão de fragata da administração naval, Mariano Martins.—O Ministro das Colónias, Nuno Correia da Silva.

O Sr. Presidente : —Vai proceder-so à chamada.

Procedeu-se à chamada.

O Sr. Presidente; • Convido para es« crutinadores os Srs. Lima Duque e Carlos Costa.

Procedeu-se ao escrutínio.

i

O Sr. Presidente: — Entraram nas urnas 43 esferas, que correspondem a igual número de descargas, sendo 26 esferas brancas o 17 esferas pretas.

Foi eleito governador da índia o Sr. Mariano Martins.

Entrou em discussão na generalidade a proposta de lei, autorizando o crédito para pagamento dos funerais de Alves da Veiga.