O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

Naturalmente existe nesta assembleia, o talvez em V. Ex.a mesmo, a impressão de que, por culpa destes oradores, não chegou a ser votado na última sessão o projecto de lei do que nos estamos ocupando.

Pretendo demonstrar que a culpa não foi deles.' T

O Sr. Ribeiro de Melo na sua extensa oração, produzida com o brilho e entusiasmo de sempre, disse-nos grandes verdades e fez apreciações com algumas das quais toda a gente podo concordar plenamente.

Embora mo permita discordar do alguns dos princípios expostos, isso não tira de modo algum valor ao sou arra-soado nem vai do encontro às intenções manifestadas por S. Ex.a

O mesmo se podo dizer das considerações eruditas feitas debaixo de outro ponto de vista pelo Sr. Joaquim Crisóstomo que muito sinto não ver por ora presente.

Jii natural que S. Ex.a daqui a pouco entre na saia, mas já então terei naturalmente terminado as minhas considerações por não desejar de modo algum fa:igar a Câmara e procurarei ser breve.

Muito embora queira tocar vários pontos por ine parecerem interessantes e acentuar bem uma posição que desejo fique explícita, não em nome do grupo que represento mas em meu nome pessoal, só nesta situação vou produzir as minhas considerações.

• Sabe-se que o Governo e a esquerda da Câmara, com muito carinho por este projecto, tem muita vontade de o ver votado rapidamente, parecendo esta estar contrariada pela demora na votação, atribuída às considerações demoradas dos Srs. - Ribeiro de Melo e Joaquim Crisóstomo.

Cuido não tenha razão a maioria.

Tiveram muito que ouvir e aprender na exposição do Sr. Ribeiro de Melo, e muito que ouvir e aprender tiveram nas considerações demoradas e sensatas do Sr. Joaquim Crisóstomo.

Não são eles a causa da demora.

Também não é a causa da dpmora a falta de ter vindo aqui o Sr. Presidente do Ministério com aquela ternura com que costuma expor os seus desejos e levar atrás de si a maioria, e em virtude ia atenção e deferência o amizade, tantas vezes conf ssada aqui pelo Sr. Ribeiro de

Melo, naturalmente também S. Ex.a, e com ele o Sr. Joaquim Crisóstomo, se deixariam comover e seriam, mais breves e-resumidos nas suas considerações.

Creio efectivamente que desdft que o" Sr. Vitorino Guimarães aqui viesse com aquMo ligeiro sotaque tam característico-das províncias do,norte e que dá lugar a, chamarem-lhe, talvez com intenção pejorativa, «o Bitorino», mas ao-meu ouvido 6 agradável por achar interesse especial nesse modo de dizer, e falando com aquo-la sua habitual ternura plangente o com lágrimas na voz, que parece vir do estômago, não suponho que quando S. Exa. só enternece esteja a pensar na alimentação-própria mas ao transmitir aos seus colegas da esquerda o seu sentimenfo a voz. e as lágrimas do S. Ex.a vêm do estômago, e não deve parecer muito estranha a expressão, visto haver vozes da 'cabeça,, do nariz, do peito, e toda a gente poder traduzir ou determinar a impressão recebida com as palavras que lho ocorrem, talvez o Sr. Vitorino Guimarães tivesse conseguido que o Sr.. Ribeiro de Melo se -deixasse enternecer e para lhe ser agradável, quando S. Ex.a lhe pedisse com muito carinho e ternura para não demo; rar o expediente, o nosso colega tivesse deininuído muito o tempo da sua exposição, abreviando-a.

O Sr. Ribeiro de Melo: — Mal me conhece V. Ex.a, pelo visto.

O Orador: — E -com o Sr. Joaquim Crisóstomo poderia tõr acontecido a mesma cousa.

Mas a culpa não foi de nenhum destes senhore*.

O Sr. Ribeiro de Melo falou bastante mas acabou a tempo ainda de o Sr. Joaquim Crisóstomo falar também perto de uma hora e ainda ficou tempo para as votações se mais ninguém iàlasse.

O culpado foi o Sr. Pereira Osório quando, pretendendo esclarecer as intenções do projecto, pronunciou palavras, frases, que me fizeram bolir os nervos por me parecerem inoportunas e descabidas, e me levaram a fazer-lhe um aparte, procurando esclarecê-las.