O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 16 de Junho dê 1920

21

Depois foi-se filiar no Partido Democrático e foi escolher a minha cadeira de irreverente, resultando daí que S. Ex.a está em desacordo com a opinião partidária e política que a esse grupo- imprimiu o Sr. Silva Barreto.

O Sr. Serra e Moura: — Se há pouco votei contra o requerimento do leader do meu partido foi inconscientemente por julgar servir os revolucionários do meu país.

Se assim não. fora creia V. Ex.a que já não estava naquelas cadeiras; voltaria a ocupar o meu lugar de Senador independente.

O Orador: — V. Ex.a já está há muito tempo inscrito no livro negro daquele partido.

V. JtCx.a não tem sidOvO parlamentar disciplinado que a hegemonia do Partido Democrático impõe.

Disse V. Ex.a, agora em aparte, que tinha inconscientemente dado o seu voto em favor da proposta da qual sou eu o autor.

Deixe-me dizer V. Ex.a que ofezcons-cientemente em benefícicpdnm humilde', dum necessitado.

V. Ex.a, que aqui tem defendido os revolucionários civis, tinha que.se constituir em patrono e no melhor dos advogados, nesta Câmara, de José Antunes, que não podia encontrar no Senado me.lhor defensor do que V. Ex.a

Não deve pois admirar o Sr. Silva Barreto o facto desta discordância, que continuo a chamar indisciplina, e que não fica mal ao Sr. Serra e Moura, porque, como V. Ex.a sabe, os partidos não são um rebanho.

Cada um tem a sua opinião política, que se baseia em regras.

A regra de V. Ex.a é pelos humildes e pelo povo.

Quere a Kepública do povo pelo povo.

Mas isso não pode V. Ex.a encontrar dentro do Partido Democrático.

O Sr. Serra e Moura: — Não apoiado.

O Orador: — Eu também pertenci a és se grupo e foi assim que aprendi.

Quando V. Ex.a se convencer de que não encontra a sua fórmula e que nem ela se

resolve dentro dQ Partido Democrático, V. Ex.a vai para a sua cadeira de Senador independente.

Tem V. Ex.a algumas dúvidas?

Se fizermos o confronto' entre a situação do vivo mortal chamado José Antunes e a das' famílias daqueles outros para „ que foram propostas pensões £ não haverá carradas de razão para votar a minha proposta?

^Pois então não teria João Stockler, com a pensão que legou a sua mãe, correspondente à sua patente de oficial de marinha, contribuído para. minorar a situação dessa velhinha?

- O Senado sabe muito bemu que, em princípio, 'eu sou contrário às pensões, mas tanto não era contrário a estas pensões que fui eu quem as desdobrou, tornando-as extensivas à filha de João Chagas.

E desde que se votam pensões a famílias de mortos, devemos também olhar para os vivos, porque, para mim, é muito mais aceitável remunerar em vida aqueles que prestaram serviços à Pátria e à República, do que acudirmos à situação de suas famílias, depois de mortos.

j Apenas me penitenciei de ter apresentado uma proposta concedendo a pensão de 300$ a . José Antunes, ' e reduzi-a a 100$, porque me pareceu que assim lograria vê-la aprovada. Pois nem assim!