O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

tidário é o respectivo Directório como acontece em todos os partidos.

Ao chefe do Governo cumpre com inteligência fazer respeitar a lei, defender a República e congraçar toda a massa republicana para que as Câmaras futuras tenham uma característica não mais republicana porque não faço a injúria de considerar menos republicanos os actuais parlamentares, mas no sentido de fazer regressar à actividade 'política aqueles vultos eminentes da democracia por que tod js nós republicanos ansiamos, solicitando, se tanto 'for preciso, que o meu partido lhes dê os votos necessários e convencendo os outros partidos da necessidade de fazerem o mesmo.

Se eu aqui estiver hei-de defender à outrance o princípio de, quando alguma das figuras da República mais em destaque não tenha candidatura, se lie deve oferecer uma, e eu seria capaz de o fazer.

Tem sido um dos erros e uma das causas dessa confusão não fazerem parte do Congresso da República algumas pessoas que era preferível que aqui estivessem a fazerem a sua crítica lá fora.

Este Governo não se formou para incomodar quem quer que seja.

Na pasta do Interior está um homem que todos conhecem pelo Germano.

Pois bem, o Germano nunca se emporcalhou com qualquer r.cfo (Apoiados) e não seria agora que ele, que, com um grande sacrifício, se resolveu a formar parte do Governo, deminiuria o seu prestígio e o respeito que todos lhes tem.

Apoiados.

É ele quem ocupa a pasta política por excelência e eu não podia encontrar outra pessoa que melhor traduzisse a minha vontade, que é afinal o desejo do povo.

E indispensável ouvir a voz de todos, até mesma a dos humildes proletários, não precisando de me alongar em considerações dessa natureza porque todos sabem qual foi o men procedimento como Ministro do Interior em Ministérios transactos. Agora o que eu não soa é defensor de feras.

Respondendo ao meu querido correligionário, Sr. Pereira Osório, eu tenho a dizor que não derrubei o Governo do meu também querido amigo, Sr. Vitorino Guimarães.

Evidentemente que eu não vou trazer para o Senado determinados factos que são apenas para o seio do nosso partido. Seria leviano se tal fizesse e referisse qualquercousa que se não contivesse na expressão polítÍ2a que revestiu o debate na Câmara dos Deputados.

A esse debate assistiu esse meu amigo e decerto, se eu tivesse praticado um acto de deslealdade e de traição, S. Ex.a não se levantaria para me dar o seu voto.

Apoiados.

l Pois se eu até insisti com S. Ex.a para não abandonar as cadeiras do Poder, chegando a preconizar uma recomposição ministerial!

Foi por falta de concessões políticas?

Não. , .

Fui um dos que aconselharam o Sr. Vitorino Guimarães, num local muito especial e com a assistência do uma pessoa proeminentemente colocada, a que tirasse a prova dos nove à Câmara dos Deputa-aos, no que respeitava à aprovação dos orçamentos.

Anteriormente, tinha eu defendido na Câmara o restabelecimento da normalidade, rio que respeita às contas públicas, considerando urn crime não votar os orçamentos.

Nessa ocasião, levantou-se o Sr. Gines-tal Machado dando por boas as minhas afirmações.

O Sr. Vitorino Guimarães, por qualquer circunstância, que é bom não pretender analisar demasiadamente, nem ir além do limite em que ele a colocou, não quis continuar no Podor.

Desde que os factos se passaram desta maneira, não há o direito de se me dizer que deitei abaixo o meu velho amigo e correligionário.

Analise-se a situação, ouçam-se testemunhas e até o próprio Sr. Vitorino Guimarães, que é incapaz de dizer uma cousa que não seja a expressão da verdade.

Se de alguma cousa posso ser acusado é de envidar todos os meus esforços para que não fosse aconselhado o meu nome para formar Ministério.

Já depois de indicado para isso, disse aos meus colegas do Directório, que não queriam ir a Belém.