O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 7 e 8 de Julho de 1925

O Sr. Lima Alves :=— Pena é que V. Ex.a niío falasse assim na Câmara dos Deputados.

O Orador: — Eu disse o bastante para me compreenderem e se entro em mais explicações ó porque, de alguma maneira, me obrigam a tal.

Sr. Presidente: passo agora a referir--me a alguns pontos de vista versados pelos vários oradores que me antecederam no uso da palavra, porque não me sentiria bem se lhes não desse resposta.

Ao Sr. Ribeiro de Melo eu agradeço as palavras que dirigiu ao Governo. Embora não mantenhamos relações desde há um tempo, não está S. Ex.a inibido, de forma alguma, de apreciar a minha acção política.

Com outras pessoas eu tenho as relações cortadas e temos discutido os mesmos problemas, com o respeito e consideração que se deve ter pelos outros.

•O ilustre Senador Sr. D. Tomás de Vi-Ihena com aquela ironia que todos lhe conhecemos, considerou-me o menos pior dos republicanos do meu partido que podem estar à testa do Governo.

Embora esta impressão me não seja agradável, agradeço-a, porque é uma forma de reconhecer que os meus processos políticos não -podem nunca justificar aos inimigos da República quaisquer actos contra o Estado republicano. '

Cumpro de facto o programa e respeito os votos do Congresso do meu partido. Nem podia deixar de o fazer. Se procedesse doutra forma não estava dentro daquele organismo, há muito tempo já que o teria abandonado1.

A maneira de resolver os seus objectivos é que pode ser diferente, e aquela que eu escolhi para tal fim pode e deve ser susceptível de discussão, senão mal compreendida por muita gento e até por jornalistas, pois j aprovoito 'o ensejo para dizer à Câmara 'que me chamaram a atenção para uma local publicada por um jornal que pomposamente a designa por entrevista e em que se afirma que eu tinha declarado ter o Partido Nacionalista dentro de um dos bolsos do colete.

Quando a nobre missão da imprensa é desempenhada por esta forma, eu desejaria colaborar com os meus colegas na confecção duma nova, honrada e digna lei

de imprensa em que ficassem determinadas as maiores facilidades para o desempenho dessa árdua missão, onde taxativamente se permitisse a mais livre crítica mas onde ficassem estatuídos o chamamento à responsabilidade dos seus prevaricadores.

'O meu passado abona-me porque estando-se em tempo de" guerra e pretendendo-se a todo o transe esfarrapar a minha vida^ devassaado-se a minha vida particular, o que pouco me importava pois ela é acessível a toçla a gente de bem, depois de praticarem as maiores infâmias contra a minha pessoa, eu proibi terminantemente que os seus autores fossem castigados, porque ainda julgo o tempo o maior cicatrizante para os réus dos " maiores crimes.

Eu que penso desta forma tenho o direito de afirmar que às vezes um certo número de pessoas que compõem um jornal deturpam, embora inadvertidamente/a verdade dos factos.

Um abraço'de um homem público, uma simples pregunta ao subir-se a escada de Miuisrério ou uma simples conversa des-preteiiciosa-sâo o bastante para se pretender atribuir-me afirmações que são tam disparatadas como a de afirmarem ter eu dito possuir o Partido Nacionalista JH> bolso, sem considerarem, por muito pouco inteligente que me julguem, que essa declaração iria deprimir o Partido Nacionalista se tal facto fosse verdadeiro e muito mais ainda me feriria a mim que sou o verdadeiro deprimido por tal insinuação pois não faço a injúria de supor que alguém do Partido Nacionalista acreditasse em tal afirmação.

O Sr. Augusto de Vasconcelos (em aparte) : — Nem sequer nos referimos a esse incidente.

O Orador: — Foi versado o problema das eleições. Ninguém pode honesta e conscienciosíimente, na incerteza da hora política que'se atravessa, afirmar quem a elas presidirá. Evidentemente, se o Parlamento continuar a colaborar com o Governo, é provável que seja eu quem a elas presida.